O método Pilates definitivamente veio para ficar. Cada vez mais, o número de adeptos no Brasil vem crescendo, principalmente por parte do público feminino.

Isso porque o Pilates, além de ser uma modalidade de exercício que traz benefícios ao corpo, melhora no funcionamento da respiração e da mente. Por conta destas características, o Pilates permanecerá como uma das tendências fitness de 2018.

Mas, você sabia que o método traz uma série de estilos? A seguir, confira as 5 tendência do Pilates para 2018:

  1. Pilates Contrologia: O estilo Contrologia tem como foco prestar atenção naquilo que vem acontecendo ao corpo, simultaneamente percebendo tudo aquilo que se exige dele.

A centralização, também chamada no método como powerhouse, envolve a musculatura da região central do corpo, anteriormente, lateralmente e posteriormente.

  1. Pilates Contemporâneo: O Pilates contemporâneo traz alguns princípios do estilo da Contrologia, fazendo uso de exercícios que fazem uso de equipamentos e acessórios, como a popular bola suíça, faixas elásticas, entre outros.

Aqui no Brasil, o estilo Contemporâneo do Pilates é o mais utilizado nos estúdios e escolhidos pelos alunos. Por isso, ele é a principal das tendências do método em 2018.

  1. Pilates Funcional: O Pilates Funcional nada mais é do que a união do Pilates com o Treinamento Funcional das academias. Esta junção trabalha o equilíbrio dos alunos, bem como seus agachamentos e saltos. Eles simulam os movimentos que fazemos no nosso cotidiano, como pular e correr.

Pelo fato do Treinamento Funcional ser uma prática bastante popular nas academias, ela também será tendência em 2018.

  1. Pilates Aéreo: O estilo de Pilates Aéreo é uma variação desenvolvida na Espanha, cujos princípios seguem o estilo da Contrologia. No entanto, ao invés de utilizar os aparelhos tradicionais do método, utiliza-se o balanço, originalmente conhecido como Columpio.

Os exercícios do Pilates Aéreo podem ser concretizados com o corpo inteiro ou parcialmente apoiados sobre o chão ou totalmente suspeito. Neste segundo caso, exige-se que haja um grande equilíbrio por parte do aluno.

No Pilates aéreo também há exercícios onde o praticante fica de cabeça para baixo. Esta posição promove ao organismo a descompressão das articulações e um trabalho dos músculos para que o corpo seja reorganizado.

  1. Pilates Neopilates: Muita gente não sabe, mas o Neopilates foi criado aqui no Brasil. A proposta desta modalidade é trazer um maior gasto calórico por meio de uma série de exercícios que utilizam movimentos lúdicos e bases instáveis.

O estilo Neopilates faz uso de equipamentos próprios, além dos originais. Acessórios como bola, cama elástica e toning ball também são aproveitados pelos alunos.

Trata-se de uma das tendências de 2018, pois o Neopilates é uma mistura do Pilates original, do Treinamento Funcional e de acrobacias de circo.

Existem sempre discussões sobre qual é o melhor método, qual a tendência definitiva. Acontece que não há uma resposta certa para isso, uma vez que cada pessoa conta com suas próprias necessidades. O importante é que o aluno se sinta a vontade e o instrutor saiba orientá-lo.