Dieta Low Carb

A dieta Low Carb é baseada em uma redução do consumo de carboidratos simples na alimentação como arroz branco, macarrão e pão.

Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de proteínas como carnes e ovos, e de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, castanhas,azeite e peixes como sardinha e salmão.

Essa dieta é bastante eficiente para fazer emagrecer porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa na alimentação, ajudando também a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos.

Segundo os profissionais de nutrição muita gente confunde Low Carb” com “No Carb”, que são dietas e linhas completamente diferentes. “Dietas No Carb emagrecem para caramba, mas adoecem para caramba. E depois que você sai dela ou você engorda ou terá uma péssima relação com a comida.

Já adieta Low Carb é a base de proteínas boas dos feijões, das castanhas, dos ovos e dos peixes, entrando algumas vezes carnes, frangos e frutos do mar. Tudo isso, associada a carboidratos complexos de baixo índice glicêmico como arroz integral, quinoa, painço, batata doce, abóbora, mandioquinha, algumas frutas.

Como fazer

Para fazer essa dieta deve-se retirar especialmente carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha branca, arroz branco, refrigerantes, doces e salgados.

Além disso, em alguns casos também pode ser necessário restringir o consumo de carboidratos bons, como pão integral, arroz integral, aveia, batata doce e inhame.

A quantidade de carboidrato que deve ser eliminada da dieta varia de acordo com o metabolismo de cada um, e deve ser feita de forma progressiva, para que o organismo se habitue bem e não apareçam efeitos colaterais como dores de cabeça, tonturas e alterações no humor.

Os lanches devem incluir alimentos como ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, podendo-se equilibrar com 1 fatia de pão integral ou 1 fruta, por exemplo. O almoço e o jantar devem ser ricos em salada, carne e azeite, podendo ter um pouco carboidratos como arroz ou macarrão integral, feijão, abóbora ou batatas

Os chás de ervas são um super gatilho a serem usados nos intervalos das refeições pois favorecem a queima de gordura e controlam a ansiedade.

Além de ser usada para emagrecer, esta dieta também é indicada para tratar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados e pressão alta, sendo uma ótima estratégia para rever casos de pré-diabetes.

Confira no nosso blog algumas receitas low carb

Siga a Action no Instagram: SEGUIR