Action 360° oferece treinos online para profissionais de saúde

A quarentena dos profissionais da saúde tem sido bem diferente da nossa. Eles também se isolam, porém não podem ficar em casa o tempo todo. Neste momento da pandemia, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem estão passando mais tempo dentro dos hospitais do que com suas famílias.

Primeiramente pensando no bem estar desses profissionais de saúde, que tem sido verdadeiros heróis na guerra contra o Covid 19, a Action 360°, rede de franchising, está disponibilizando vídeos aulas para ajudá-los a terem mais qualidade e bem estar durante e após o exercício da sua profissão.

É sabido que a permanência em uma mesma posição por diversas horas é um dos fatores que causam fadiga ao corpo dos trabalhadores. Para se proteger, o organismo começa a contrair, o que pode ocasionar dor. Se esta posição prolongada continuar, pode alterar a forma e os movimentos realizados pelo corpo.

Algumas dicas sobre alongamento:

Antes de mais nada o alongamento é um grande aliado para diminuir riscos de doenças relacionadas a má postura e atividades repetitivas e deve ser visto como um instrumento de prevenção. Sentir dores nos ombros, próximo aos pulsos ou na coluna pode ser consequência de ficar longas horas em uma mesma posição.

Acima de tudo alongar é uma atividade que aumenta o comprimento muscular, o que melhora a circulação local e relaxa a musculatura, dependendo da intensidade com a qual é realizada essa flexibilidade. Mas claro que o limite de cada pessoa deve ser respeitado ao alongar, pois o exercício não deve causar desconforto, deve ser prazeroso.

Do mesmo modo que seja apreciado e feito de maneira correta.

Paula Baldini Tuccio, CEO da rede de franquias Action 360° apontou outro benefício. “O alongamento previne lesões às quais os profissionais de saúde estão expostos pelo tipo de trabalho que realizam, como excesso de carga e movimentos repetitivos”.

A princípio o exercício de flexibilidade pode ser feito antes e depois do término das atividades do dia. O alongamento inicial deve ter uma tensão pequena, para não gerar um relaxamento excessivo e, ao fim, deve-se alongar com mais intensidade, por cerca de 15 a 30 segundos, com três a quatro repetições por grupo muscular.

“Ajuda a trabalhar a postura correta para evitar dores musculares, a pausar e adequar a respiração para oxigenar os pulmões e desestressar, entre outros exercícios para alongar.”, explica Paula.

Faça, você também, em casa ou mande para profissionais da saúde

Em primeiro lugar comece alongando o pescoço: A musculatura dessa região é uma das mais afetadas pelo estresse e pela má postura de quem fica horas em frente ao computador. Quando tensionada, pode causar até fortes dores de cabeça.

Antes de mais nada sente-se e apoio as costas no encosto de sua cadeira. Com a coluna reta, gire o pescoço de um lado para o outro e depois para cima e para baixo. Alongue também os braços, ombros e pulsos: Essas regiões tendem a sofrer graves lesões pela má postura do trabalhador ou pela má posição de sua mesa ou cadeira.

Sentado e com as costas retas, coloque um braço atrás da cabeça, com o cotovelo apontando para o alto e, com a outra mão, segure o cotovelo por alguns segundos. Depois, ainda sentado, apoie as mãos sobre as pernas e vire os ombros para frente e para trás.

Punhos:

Antes de mais nada para alongar os pulsos, estenda o braço, deixe a palma da mão virada para fora e os dedos para cima, puxando-os com a outra mão. Faça a mesma coisa com os dedos virados para baixo.

Depois é a vez de alongar o tronco. Para manter sua coluna saudável e adotar uma melhor postura no seu dia a dia, não deixe de alongar essa região. Sentado, coloque as mãos atrás da cabeça, e force o tronco para trás, fechando as escápulas e abrindo o peitoral.

Depois, desencoste e fique no centro da cadeira, rotacione o tronco, colocando uma das mãos atrás do encosto e olhando para trás. Por último, alongue as pernas e os pés:

Sentado, apoie o tornozelo na coxa e, com uma das mãos, pressione o joelho para baixo. Depois, sente-se no meio da cadeira, estique bem as pernas e apoie o calcanhar no chão, apontando as pontas dos pés para cima e depois para baixo. Aproveite a posição, tire os pés do chão e faça movimentos circulares, virando os pés em sentindo horário e depois em sentindo anti-horário. Sem dúvida você se sentirá melhor.

Faça mais treinos aqui: clique aqui