Muitas pessoas já precisaram fazer aquela dieta mágica para um evento especial ou uma viagem à praia e depois acabaram engordando tudo (ou até mais) de novo. Isso pode afetar a autoestima e, ainda, dificultar o processo de emagrecimento. O que muita gente não sabe é que é possível evitar o efeito sanfona tomando alguns cuidados.

Focar em apenas uma determinada data pode ser um dos muitos erros cometidos por quem sofre desse mal. Por isso, trouxemos neste texto algumas dicas que vão ajudar você a ter o corpo que quer sem sofrer com essas variações constantes de peso. Confira!

Crie uma rotina de exercícios físicos

Uma das dicas mais preciosas para evitar o efeito sanfona é: faça exercícios físicos regularmente. De nada adianta frequentar a academia durante uma semana e depois ficar um mês sem ir. Por isso, faça exercícios com frequência.

Se você não gosta de ir à academia, procure outra atividade que seja do seu agrado, como pilates, yoga, corrida, funcional ou spinning. Se você insistir em fazer algo de que não gosta, provavelmente vai desistir e largar em pouco tempo. Experimente fazer algumas aulas experimentais e só depois decidir uma modalidade que se encaixe melhor com o seu perfil.

Faça uma reeducação alimentar

Assim como não adianta fazer exercícios físicos intensos por um curto período e depois chutar o balde, também não dá para comer salada a semana toda e no final de semana se alimentar de doces e salgados. A alimentação é cerca de 70% do resultado que se quer alcançar.

A dica aqui é: não faça uma alimentação muito regrada, com alimentos de que você não gosta. Dessa forma, fica mais fácil manter um cardápio saudável. Se tiver dificuldade de comer bem, procure a ajuda de um profissional da área. Uma coisa é certa: paladar é questão de adaptação.

Beba bastante água

A água ajuda em diversos processos fisiológicos, como a regulação do intestino. Por isso, beba muito líquido durante o dia, mas atenção: refrigerante e bebidas industrializadas não contam!

Isso vai manter seu corpo funcionando da melhor forma e, assim, colaborar para a manutenção do peso. A água também ajuda a regular a fome. Isso porque, muitas vezes, pensamos que estamos com fome mas, na verdade, não bebemos água suficiente.

Tenha metas realistas

Uma das dicas mais preciosas se você quer evitar o efeito sanfona é essa. Isso porque perder uma grande quantidade de peso em pouco tempo não vai funcionar no longo prazo. Normalmente, quem faz isso acaba retornando ao peso anterior ou até mesmo engordando mais. Por isso, vá com calma, aos poucos e com a ajuda de profissionais para depois conseguir manter o resultado.

Viu como não é muito difícil cuidar do corpo para controlar o nosso peso? Siga essas dicas e procure pessoas que trabalham na área, caso sinta a necessidade. Às vezes, menosprezamos a importância de contar com esse suporte, mas não imaginamos o bem que ele pode fazer para a nossa saúde e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas para evitar o efeito sanfona? Então siga as nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo fitness! Estamos no Facebook e no Instagram!