A maçã é uma das frutas mais saborosas que existem. E ela se faz presente em diversas receitas, como tortas, bolos, sucos, vitaminas, recheios, uma infinidade de delícias que só comprovam o gosto doce e característico da maçã.

Além de ser uma fruta suculenta, ela contém diversos benefícios para o corpo, o que a faz ser ainda melhor. E este texto quer mostrar pra você alguns benefícios que a maçã oferece.

Observe a relação abaixo e, desde já, inclua a maçã na sua dieta!

1 – A maçã ajuda a reduzir o colesterol

A maçã contém uma fibra solúvel chamada de pictina, que é encontrada na sua casca. Sua função é proteger o organismo contra os radicais livres, impedindo a oxidação do colesterol nas artérias, fazendo com que ele não acumule, liberando a passagem do sangue.

2 maçãs por dia é capaz de diminuir em 20% os níveis de colesterol ruim.

2 – Reduz a pressão arterial

A maçã causa impacto extremamente positivo na saúde das artérias, o que ajuda a diminuir a pressão arterial. Além disso, a maçã está associada a um menor envelhecimento das artérias, evitando que se desenvolva alguma doença cardíaca.

3 – Retarda o envelhecimento

Por ser uma fruta rica em antioxidantes, a maçã combate os radicais livres, protegendo as células do corpo contra diversos agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce.

As propriedades antioxidantes presentes na maçã ajudam a blindar o coração, prevenindo de diversos tipos de câncer, como o de cólon e o de mama.

4 – Mantém a limpeza da boca

Consumindo maçã de forma regular fará com que os seus dentes, as gengivas, a garganta e até as cordas vocais fiquem protegidas. A fruta age como um adstringente e tonificante, o que faz eliminar as bactérias e garantem a saúde de todas essas estruturas. Mas, é importante ressaltar que o cuidado com a higiene bucal tem que ser mantido.

5 – Reduz o risco de câncer de pulmão

Estudos mostram que quanto mais maçãs foram consumidas, menor serão as chances da pessoa contrair um câncer no pulmão. Além disso, a maçã também pode possuir efeitos benéficos contra outros tipos de câncer.

6 – Ajuda o sistema digestivo

Contendo grandes quantidades de taninos, ácidos málicos e flavonoides, a maça ajuda no alívio dos problemas no sistema digestivo, como a diarreia e a constipação intestinal. Uma dica valiosa é comer a maçã amassada ou cozida, ou o chá da fruta.

7 – Controle da glicose

A maçã possui na sua composição um tipo de açúcar chamado frutose, que unido a uma boa quantidade de fibras da fruta, é liberado de forma mais lenta na corrente sanguínea, numa comparação feita com a sacarose.

É por isso que a mação é indicada para as pessoas diabéticas, pois ela controle o nível de glicose no sangue.

8 – Diminuição das inflamações

A casca da maçã possui propriedades que contribuem para diminuir o índice de inflamações pelo corpo.

9 – Melhora a disfunção erétil

As pessoas diabéticas que têm problemas de ereção devem fazer o uso da maçã no seu dia a dia, pois ela ajuda a combater a disfunção erétil nos homens.

10 – Combate a anemia

Sendo rica em ferro, a maçã é uma grande aliada para as pessoas que sofrem com anemia. Ela também apresenta uma grande quantidade de Vitamina C, que é essencial para absorver o ferro no organismo.