Um simples ato é capaz de te livrar das mais terríveis doenças. Pode não parecer, mas o simples ato de lavar as mãos é uma das medidas mais importantes no combate a doenças e as suas proliferações. Uma boa limpeza nas mãos impede que você fique doente, assim como ajuda a interromper a transmissão de diversos vírus, bactérias e parasitas para outras pessoas.

Existem diversas doenças que são causadas justamente porque a mão não estava lavada, ou bem lavada. É por isso que este texto tem o objetivo de mostrar a você dez doenças que você consegue eliminar somente com a lavagem das mãos.

Fique atento e, se possível, bem longe delas!

Bronquiolite

Causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ataca os bebês prematuros e menores de um ano, pois ainda não estão com o seu aparelho respiratório totalmente desenvolvido. As mãos e os objetos que estejam contaminados pela secreção dos vírus vivos são os mais importantes meios de transmissão dessa virose.

Candidose

A famosa candidíase, sendo a primeira micose que uma pessoa pode pegar na vida. Geralmente ocorre com crianças de meses, logo assim que entrou em contato com o mudo fora do útero.

É causada por um fungo que fica localizado na boca, nos intestinos e na vagina. O contágio se dá através de uma criança que teve diarreia, não lavou bem a mão após ir ao banheiro e a colocou na boca, ou através do bico do peito da mãe, as mãos ou algum objeto que esteja infectado.

Conjuntivite

Ela pode ser causada por uma reação alérgica a poluentes ou substâncias que causam irritação, como a poluição e o cloro das piscinas, sendo transmitida por vírus e bactérias. Pelas bactérias é altamente contagiosa.

Escabiose

É uma doença altamente infecciosa, que é causada pelo parasita Sarcoptes Scabie, que é transmitido através do contato íntimo entre as pessoas, até mesmo pela simples troca de roupas entre elas. É um parasita que se alimenta de queratina, que constitui a camada superficial da pele.

Gastroenterite

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o ato de lavar as mãos com sabonete reduz os riscos de contrair uma infecção de diarreia em até 40%. A infecção só ocorre quando os germes são ingeridos e, para isso acontecer, as pessoas têm que não lavar as mãos com água e sabão após utilizarem o banheiro ou no ato de trocar as fraldas, assim como em piscinas e lagos que tenham pouca quantidade de cloro.

Gripe

É causada pelo vírus Influenza, é transmitida através das vias respiratórias por gotas que são eliminadas pela tosse ou espirro, que penetram nas mucosas do nariz, nos olhos e na garganta. Também pode ser transmitida pela contaminação das mãos pelas vias respiratórias.

Hepatite A

Sendo a principal causa de hepatite aguda, o vírus da Hepatite A é eliminado nas fezes e, com isso, quando a pessoa não lava bem as mãos após sair do banheiro, ela pode contaminar outras pessoas diretamente, ou então, por meio dos alimentos e de qualquer outro objeto que possa ser um meio incomum entre eles.

Rotavírus

Tem a sua transmissão feita através do contato da boca com a mão, quando esta não foi devidamente lavada após a utilização do banheiro. Esse contato pode ser feito entre pessoas, através de objetos, brinquedos, água e alimentos contaminados.

Shigella e Salmonela

São as bactérias que causam diarreia, e geralmente estão relacionadas ao surto por contaminação de alimentos.

Varicela

É o vírus da catapora e sua transmissão se dá pelo contato direto através da saliva ou das secreções respiratórias da pessoa infectada ou em contato com o líquido que fica no interior das vesículas.