É fato que o Pilates ajuda no condicionamento físico, aumenta a amplitude muscular, além de estimular a flexibilidade e a circulação, além de fazer o alinhamento postural. O que não se conhece muito é que todos esses benefícios ajudam na reabilitação de lesões, além da prevenção e redução dos riscos.

Para muitos médicos, o Pilates se tornou uma forma de tratamento para muitos tipos de recuperação de traumas, como, por exemplo, na coluna, ombros e joelhos. Além de ser muito aplicado em casos pós-cirúrgicos, pós-parto e até de acidentes automobilísticos.

Os diferenciais do Pilates

O Pilates tem como diferencial trabalhar tanto a parte física quanto a mental de cada pessoa, de forma personalizada, mas também é muito importante no apoio tanto a prevenção quanto no tratamento de lesões. A modalidade trabalha o controle do corpo do indivíduo. O instrutor pede que os movimentos tenham o máximo de precisão e coordenados com a respiração de forma correta e postura corporal, já se percebe, em pouco tempo, os seus benefícios tanto para o corpo, quanto para as áreas lesionadas.

 

28 motivos para o Pilates ajuda na recuperação de lesões

O Pilates tem como base exercícios livres e também em aparelhos que fazem com que o corpo se movimente de forma harmônica, durante a atividade.

Pilates na recuperação de lesões

Trouxemos neste artigo, uma lista de 28 motivos para o Pilates ajudar na recuperação de lesões. Leia abaixo informações com mais detalhes muito importantes para o tratamento:

 

  1. Alinhamento da coluna vertebral
  2. Alívio do estresse físico e mental
  3. Alongamento da musculatura
  4. Aumento da estabilidade mio-articular
  5. Aumento da força
  6. Aumento da simetria corporal, pela correção da postura
  7. Descompressão da tensão da coluna vertebral
  8. Equilíbrio da musculatura
  9. Exercício da mente pela concentração
  10. Exercício da mente pela coordenação
  11. Exercício da mente pela memória
  12. Fortalecimento da musculatura
  13. Ganho da consciência corporal
  14. Ganho de controle neuro-muscular
  15. Ganho de equilíbrio
  16. Ganho de tônus
  17. Melhora da capacidade respiratória
  18. Melhora da estabilidade da coluna vertebral
  19. Melhora da estabilidade lombopélvica
  20. Melhora da flexibilidade das cadeias musculares
  21. Prevenção de lesões traumato-ortopédicas
  22. Reabilitação de lesões traumato-ortopédicas
  23. Alívio no pinçamentos de discos
  24. Alívio nas compressões de discos
  25. Estímulo da circulação da região afetada com as lesões
  26. Melhora da fraqueza muscular nas áreas lesionadas
  27. Estabilização da coluna
  28. Estabilização da pelve

 

28 motivos para o Pilates ajuda na recuperação de lesões

 

Pilates para todos

O Pilates é indicado para todas as idades, já que o instrutor irá fazer as adaptações de acordo com o perfil de cada aluno e se o treinamento será realizado como forma de prática somente de atividade física ou como prevenção ou recuperação de lesões.

Action 360°

Se você está em busca de uma atividade física que consiga ser encaixada nos seus horários e ainda trazer qualidade de vida ou se procura algum treinamento que irá lhe ajudar na recuperação de lesões, o Pilates é o mais indicado. Na Action 360° você encontra tanto a modalidade em equipamentos, quanto de solo. Para saber como a Action 360° pode lhe ajudar, acesse o site https://www.action360.com.br para que você possa ser orientado.