Além de ajudar a manter a boa forma, uma alimentação saudável é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo.

Alimentos naturais costumam ser uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais, além de prevenir o aumento do colesterol e os níveis excessivos de açúcar no sangue.

Entretanto, muitas pessoas acabam se alimentando mal ou fazendo escolhas equivocadas, por acreditar que alimentação saudável é sinônimo de produtos muito caros, o que não é verdade.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com três formas que mostram como comer bem sem gastar muito.

Dica 1: Faça uma lista de compras

Quando vamos ao supermercado, as tentações como doces, alimentos prontos ou aquele salgadinho tão saboroso sempre pulam em nossos carrinhos. Para continuar comendo bem, sem gastar muito, é importante ir às compras com uma lista em mãos.

Com tudo o que você precisa anotado em um papel, cair na tentação de levar guloseimas que poderiam encarecer a compra e estragar sua alimentação saudável fica mais difícil.

Atenção: evite ir às compras com fome. Nessa hora, estamos mais propensos a comprar itens mais calóricos ou que, em outros momentos, não fariam parte de nossa lista de compras.

Evite também levar crianças para as compras. Com os pequenos, costumamos ceder mais facilmente às tentações. Além disso, o saldo final pode sair mais caro do que o esperado.

Dica 2: Prefira frutas e verduras da estação

Comer frutas e verduras é importante para quem quer ter uma alimentação saudável. Mas, mesmo assim, é preciso certa estratégia para não cair em armadilhas e gastar mais do que esperava na hora das compras.

Para economizar, uma boa dica é preferir sempre frutas e verduras da estação. Além de fáceis de encontrar, esses produtos costumam ter preços mais em conta, exatamente porque são encontradas em muitos lugares.

Além disso, as frutas e verduras da estação costumam ter a aparência e o sabor mais atraentes do que aquelas que não estão em seu período de colheita. Isso acontece porque, para atender à demanda, os produtores podem acelerar a maturação das frutas, deixando-as com sabor e aparência diferentes do que teriam se estivessem em sua época correta.

Dica 3: Prefira produtos genéricos e a granel

Pessoas que vivem sozinhas ou que estão montando um cardápio personalizado podem optar pela aquisição de produtos a granel, de estabelecimentos especializados nesse tipo de comercialização ou até mesmo com produtores locais.

Esse cuidado evita que você desperdice alimentos que estragariam em grandes quantidades, economizando dinheiro também na compra de embalagens fechadas e que, depois de abertas, poderiam estragar.

Outra dica muito interessante para quem quer se alimentar bem, mas pagando pouco, é apostar em produtos genéricos, como os cereais de marcas próprias das redes de supermercado.

Com preços bem mais baratos do que as marcas mais famosas, esses produtos atendem muito bem às necessidades dos clientes, tendo um excelente custo/benefício.

Além disso, antes de fechar a compra de qualquer produto, é importante pesquisar. A pechincha pode ser um excelente amigo do seu bolso.