Hoje em dia, um dos grandes vilões da saúde atende pelo nome de estresse. É esse o causador de grandes problemas de saúde, fazendo com que a pessoa esteja sempre irritada, sem vontade de fazer algo, cansada, indisposta.

Muitos não levam a sério, mas o estresse é um grande causador de problemas de saúde. E o que muitas pessoas não sabem é que uma simples pausa no dia, uma respiração mais prolongada, um descanso são atitudes simples que causam verdadeiros impactos positivos para diminuir os seus níveis de estresse.

E pensando que existem métodos mais simples ainda para você conseguir relaxar, esse texto quer te apresentar essas outras opções. Observe os itens a seguir e veja como se manter desestressado.

1 – Controle a respiração

Uma boa técnica de relaxamento e extremamente simples de ser feita é o controle da respiração. Controlando-a por um minuto faz com que você ofereça ao corpo alívio, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade. Isso acontece porque os batimentos do coração irão diminuir à medida que você for controlando a sua respiração, causando impactos positivos na ansiedade e no estresse.

Para fazer esse exercício, veja como é fácil: inspire o ar pelo nariz, segurando no peito por alguns segundos e depois solte vagarosamente. Repita esse procedimento por sessenta segundos e você observará como as sensações de alívio e bem estar estarão mais perceptivas.

2 – Estabeleça conexões com o seu corpo

Analise mentalmente o seu corpo, até que você tenha uma noção de como o estresse está o afetando. Com isso, deite de costas ou sente-se, colocando os pés no chão.

Comece a prestar atenção na ponta dos seus dedos, passando por todo o seu corpo até chegar ao seu couro cabeludo. Você simplesmente irá observar os lugares em que você sente que está mais tenso, ou mais relaxado, e não vai tentar mudar nada.

Por um período compreendido entre um e dois minutos, imagine a sua respiração fluindo por essa parte do corpo que imaginou.

Repita essa ação em cada parte do corpo, prestando muita atenção nas sensações que você sentirá em cada parte do corpo que você estará “respirando”.

3 – Pratique atividades físicas

Talvez a melhor atividade das três relacionadas. Isso porque praticar atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo, fazendo com que o seu sistema imunológico aumente, melhore o seu bom humor, o seu metabolismo, combate à ansiedade, o estresse, ajuda a emagrecer, entre diversos outros.

Ao iniciar a prática de atividades físicas, você perceberá que o seu organismo começará a liberar endorfina, que é o hormônio da satisfação e do bem estar, com isso, essas sensações ficarão mais explícitas e você terá uma melhora na sua qualidade de vida.

Dessa forma, os níveis de estresses aos quais você estava conflitando, estarão reduzidos e você se sentirá uma pessoa menos ansiosa e mais relaxada. Além disso, você obterá um condicionamento físico bem melhor e passará a dormir de uma forma mais qualificada.