A amamentação traz benefícios múltiplos às crianças, principalmente até os seis meses: fisicamente, o seu organismo se torna mais forte, inclusive para receber os demais alimentos. Emocionalmente, consegue acalmar o bebê e o “lembrar” do ambiente uterino.

A amamentação também tem um papel importante para o pós-parto da mãe. Existe um estudo que mostra que as mãe que amamentam tem menos chances de desenvolverem incidência do cancro ou outras e outras doenças.

Confira a seguir os principais benefícios que o aleitamento materno proporciona:

1 – Menos problemas respiratórios

Os problemas considerados alérgicos são bastante vistos em crianças, mas a ocorrência deles é sensivelmente menor quando elas são amentadas, inclusive a asma. A razão é que os anticorpos e todos os demais nutrientes que compõem o leite materno fazem com que o pulmão tenha melhor desenvolvimento. Além disso, as crianças que recebem leite de vaca em vez do materno ou mesclado, antes dos seis meses, têm altas chances de problemas alérgicos.

2 – Menos risco de anemia

A ocorrência de anemia é devida a não haver os nutrientes necessários no organismo, o que é quase impossível quando a criança é amamentada. O leite produzido pela mãe tem absolutamente todas as substâncias que nutrirão o bebê até ele fazer seis meses e, se a mãe tem saúde adequada e boa alimentação, são poucos os casos em que ocorre uma anemia.

Existe, contudo, uma razão para que se tenha de começar uma alimentação sólida depois dos seis meses: é porque os nutrientes que a criança absorve quando mama começam a ficar mais escassos.

3 – Favorece os dentes

Além de o uso da mamadeira ser um dos motivos para os tentes do bebê nascerem tortos, ela também não auxilia os músculos necessários para a articulação da fala da mesma maneira que a amamentação.

Quando está mamando na mãe, o bebê faz certos movimentos com sua mandíbula que serão indispensáveis para que ele consiga falar posteriormente e também para desenvolver a mastigação. Aliás, o seio materno não danifica as estruturas dentárias que se formarão. Por isso, o bebê terá mais probabilidades de contar com uma arcada dentária perfeita.

4 – Proximidade com a mãe

É sabido que as mães inserem uma carga emocional grande na amamentação, mas isso também acontece por parte dos bebês. Quando estão sendo amamentados no seio, eles realmente se conectam com o organismo materno, reconhecendo-o como o espaço onde ficaram pelos meses da gestação.

Dessa forma, todo o corpo do bebê passa a ficar em harmonia, como quando ele estava no útero. Emocionalmente falando, é um momento em que a criança fica muito mais calma, inclusive por causa da sensação de proteção.

5 – Menos cólicas

O leite de vaca é muito mais agressivo ao organismo dos bebês e é por isso que muitos dos que são amamentados com ele desenvolvem cólicas. Além disso, as substâncias que integram o leite de vaca e o leite materno são distintas: o de vaca tem muito menos globulinas, que são enzimas mais simples de o corpo digerir e que são numerosas no leite materno.

Por outro lado, o leite de vaca tem alta quantidade de proteínas mais difíceis de absorver e, uma vez que o organismo do bebê não tem a devida preparação para ela, acontecem as cólicas.