Quem é um (a) conhecedor (a) dos exercícios físicos, sabe que o método Pilates tem como princípio a integração do corpo, da mente e do espírito.

Estes três elementos visam fortalecer o corpo, auxiliar na sua flexibilidade, bem como aprimorar a respiração e proporcionar a sensação de bem-estar. Contudo, existem algumas curiosidades a respeito do Pilates que mesmo os adeptos do método não conhecem.

Neste artigo, nós listamos as 5 curiosidades sobre o Pilates que provavelmente você não conhecia e não acreditará. Confira!

  1. O Pilates se chamava Contrologia: Que todo mundo sabe que “Pilates” vem do nome do seu criador Joseph Pilates, todo mundo sabe. No entanto, o que muita gente desconhece é que originalmente o método tinha outro nome.

Sua primeira nomenclatura era Contrologia, pois o objetivo inicial do exercício era fazer com que as pessoas ganhassem um controle maior sobre o próprio corpo e mente. Joseph Pilates acreditava que a melhora da qualidade de vida estava ligada a fluidez e controle dos movimentos corporais, a tonificação do core, a atenção, respiração e a concentração.

  1. O método surgiu para ajudar os soldados na Grande Guerra: É isso mesmo! Joseph Pilates vivia na Inglaterra, e durante a Grande Guerra (popularmente conhecida como 1ª Guerra Mundial). Ele atuava como enfermeiro.

Durante este período ele auxiliava os soldados feridos e debilitados. Portanto, ele fez uso da metodologia desenvolvida por si para fortalecer os músculos destes soldados.

Boa parte dos aparelhos que conhecemos hoje surgiu neste período de Guerra. Também foi Joseph Pilates que deu início a adaptação de cadeiras de rodas, camas, estrados e mesas para que os pacientes pudessem se exercitar.

  1. O Pilates não trabalha apenas uma única parte do corpo por vez: A maioria das modalidades de exercícios físicos tem como características o fato de trabalhar uma região do corpo por vez.

Geralmente, os treinos que trabalham todas as regiões de forma simultânea são os exercícios de maior intensidade, como o treino funcional. No entanto, embora o Pilates não seja um método que trabalhe com alta intensidade, ele também é capaz de trabalhar todos os membros de forma global, ou seja, tudo de uma única vez.

É por isso que hoje é possível unir a prática do Pilates com a do Treino Funcional, pois ambas atuam no corpo como um todo.

  1. Tonifica o assoalho pélvico: O assoalho pélvico nada mais é do que uma camada de músculo que auxilia a manter os órgãos como a bexiga, útero, próstata e reto nos seus lugares.

Indivíduos que possuem o assoalho pélvico enfraquecido corre o risco de futuramente sofrer de incontinência urinária, além da redução do apetite sexual. Isso porque, no ato sexual durante o orgasmo, este músculo se contrai de forma involuntária. Portanto, quanto mais forte ela estiver, mais intenso será o orgasmo – especialmente para as mulheres.

  1. O Pilates é capaz de queimar calorias durante todo o dia: É muito difícil termos nossas calorias queimadas após o término de uma atividade física. No entanto, o Pilates se difere, já que ele trabalha todos os grupos musculares de uma só vez.

O segredo para conseguir tal feito está em praticar ao menos uma hora por dia.

Agora você já sabe todos os benefícios. Está esperando o que para começar?Acesse agora mesmo nossa loja, e adquira um plano especial para o seu tipo de objetivo!