5 Posições de Pilates para acalmar o bebê

Hoje em dia, as gestantes também se preocupam em manter a forma física e com isso, recorrem a diversos exercícios para manter a saúde em dia. Um dos exercícios mais procurados pelas mães e que não exigem contato físico e muito impacto é o Pilates.

Além de ser muito procurada pelas futuras mamães, também está sendo bastante indicada pelos médicos, pois são exercícios que as gestantes conseguem realizar de modo eficiente, sem elevar a frequência cardíaca e nem sobrecarregar as articulações.

E as mamães sabem quando seus filhos estão inquietos na barriga. O que elas não sabem é que existem exercícios de Pilates que ajudam a acalmar o bebê. E são justamente esses exercícios que este texto quer apresentar a vocês.

Fique por aqui e conheça 5 opções de posições de Pilates que acalmam o bebê dentro da barriga.

Alongamento da coluna

A mãe deve ficar sentada no chão, com as pernas e os braços abertos e esticados acima da cabeça. Nessa posição, a mamãe irá expirar, movendo a pelve para frente, assim como o tronco, em direção aos quadris. Depois, irá inspirar de volta, voltando à posição inicial.

Repita esse exercícios 5 vezes.

Contração do períneo

Deitada e com a barriga para cima, a mamãe irá deixar os braços ao longo do corpo ou, se preferir, poderá colocá-los em cima da barriga. As pernas ficarão em cima de uma bola de Pilates e, na ausência desta, poderão ficar em qualquer objeto que as deixe levantadas e presas.

A posição da coluna deverá deixar um pequeno vão no fundo das costas, e as escápulas deverão ficar bem posicionadas no chão, com os ombros mantendo distância das orelhas.

Nessa posição, a gestante deverá inspirar e quando estiver soltando o ar, contrair os músculos do pavimento pélvico, mantendo-os assim enquanto inspira e solta o ar lentamente.

Repita esse exercício 10 vezes, sempre mantendo a respiração e a posição corretas.

Ponte

A mamãe, deitada e com a barriga para cima, vai elevar o quadril do chão, com as pernas pousadas ao solo, assim como a sua cabeça.

Esse exercício será repetido mais 5 vezes, sempre contraindo os músculos pélvicos.

Exercícios com toalha

Do modo que preferir, seja sentada no chão ou na cadeira, a mamãe irá segurar uma toalha enrolada nas duas mãos. Com ela, irá estender os braços, de modo que eles fiquem na frente do seu peito, mantendo a toalha esticada e as mãos sempre distantes uma da outra.

Enquanto estiver expirando, a mamãe irá levantar os braços acima da cabeça, os mantendo no alto até sentir que o seu peito e os seus ombros estão alongados.

Nessa posição, fará quatro ciclos de respiração e, após isso, irá levar os braços para frente, para a posição de início, enquanto inspira novamente.

Repita 5 vezes esse exercício.

Saudação ao sol

De joelhos, a mamãe irá sentar sobre os calcanhares, esticar os braços para frente e inclinar o corpo, de modo que consiga alongar os músculos das costas, ficando nessa posição por 20 segundos.

Repita esse exercício por 5 vezes.

 

Veja também: Como evitar o Efeito Sanfona?