O pilates é uma das modalidades de atividade física preferida da mulherada. Sabe o porquê? Além de proporcionar um físico esbelto, ele traz um ponto de equilíbrio e ajuda na mente também.

O exercício é uma boa alternativa de atividade física para aquelas pessoas que desejam se exercitar em sua própria casa e que não dispõem de muito tempo livre.

Ainda não está convencida o bastante para começar a fazer pilates? Então, veja neste post 6 verdades que você não sabia sobre o pilates e que te farão mudar de ideia quanto à sua prática.

 

1. O pilates oferece muito mais do que você imagina

Talvez você pense que o pilates se resume a uma série de exercícios e movimentos limitados, não é mesmo?

Pois é aí que você engana. A atividade possui mais de mil exercícios, que podem ser realizados com ou sem o uso de equipamentos, desde que o ambiente onde o pilates será feito esteja praticamente livre/vazio.

Vale frisar que todos estes mais de mil movimentos são funcionais para mais de uma área do organismo.

2. O pilates controla o estresse e a ansiedade

Por meio do controle da respiração durante os exercícios de pilates, você conseguirá obter uma grande redução do estresse e da ansiedade acumulados. Isso se dá devido ao fato dos movimentos dos exercícios exigirem concentração. Assim, automaticamente o a ansiedade e estresse serão diminuídos ou até mesmo totalmente controlados, dependendo do grau de cada um deles.

3. Fortalece os músculos

Quem pratica pilates há mais tempo não só sabe desta informação, como a percebe. O fortalecimento dos músculos do nosso corpo acontece porque todos os exercícios do pilates não requerem muita movimentação, ou seja, eles são mais estáticos.

É claro que, isso não ocorre de uma hora para outra. É um processo gradativo, que pouco a pouco vão melhorando a qualidade do seu dia-a-dia.

4. Melhora a vida sexual

Agora você ficou interessada, não é mesmo? Pois bem, a prática do pilates proporciona ao nosso corpo um melhor condicionamento físico, e isso, automaticamente afeta na performance sexual.

Os exercícios de pilates também trabalham a região pélvica, que auxilia a genitália.

5. Qualquer pessoa pode fazer pilates

A prática da atividade é recomendada para todas os perfis de pessoas, especialmente para as mulheres gestantes. No caso das grávidas, o pilates atua como uma ajuda durante a gestação, no parto e até mesmo após o parto.

Quanto às demais pessoas, o exercício é muito benéfico para reduzir a pressão arterial e colesterol ruim.

6. Alivia os problemas decorrentes da TPM

Quase toda mulher sofre com a tensão pré-menstrual. Os exercícios de pilates ajudam nestes problemas decorrentes do ciclo, tais como inchaço, dores de cabeça, irritação, fadiga e até mesmo as temidas cólicas menstruais.

Como isso é possível? É que ao praticar os exercícios do pilates, nosso organismo libera endorfina, o famoso “hormônio do prazer”, que proporciona o alívio das tensões diárias e até mesmo da TPM.