Um dos grandes segredos da felicidade, a simplicidade com que se vive é algo que poucas pessoas conseguem ter. E uma vida mais simples é a tradução de uma vida sem problemas, sem preocupações, dando valor as pequenas coisas, amando, respeitando e vivendo mais.

A simplicidade não é algo impossível de ser alcançada. É difícil, pois existem diversas distrações que impedem encontrá-la, mas quem realmente deseja viver nela, consegue se encontrar. E este texto tem esse objetivo. Não definir a simplicidade, pois isso é um estado de espírito, mas sim, o que pode ser feito para ter uma vida mais simples.

Vamos às sete lições!

1 – Desligue-se um pouco

Hoje em dia é quase impossível encontrar uma pessoa que não esteja conectada, grudada aos aparelhos celulares, tablets e computadores da vida. E esse excesso de informação recebida é algo extremamente estressante. Não é só de lazer que vive a internet e isso é algo que prejudica o humor de qualquer um.

Para observar isso, faça um teste e fique com tudo desligado por um período, nem que seja a manhã inteira, mas faça. Aproveite esse tempo “livre” e vá ler um livro, fazer qualquer outra atividade. Você irá perceber que existe vida sem tecnologia.

2 – Quantidade não é qualidade

Ter muitas coisas não é sinal de felicidade. Você não precisa ter muita coisa, afinal de contas, você não irá mexer com todas elas ao mesmo tempo.

Tenha apenas aquilo que te faz bem. Livre-se de todas as coisas que você não precisa, principalmente àquelas que estão guardadas há um bom tempo ocupando espaço no lugar que as deixou, impedindo que novas coisas possam chegar. Ao livrar daquelas que não precisa, você pode doá-las, ao invés de vendê-las.

3 – Não se afobe com o dinheiro

Se você tem algum pensamento em relação ao dinheiro, não faça nada afobado. Se deseja fazer um investimento, se quer pagar uma dívida, poupar para comprar uma casa ou ter uma grana para fazer uma viagem, tudo vai depender do primeiro passo.

Por mais que possa assustar, você irá conseguir. Quer ter R$ 10.000,00 para dar entrada num carro? Comece a juntar R$ 50,00 por semana. Você chegará lá. Não desista!

4 – Encontre o seu estilo de vida

Cada um tem um caminho para tornar a sua vida simples. Com isso, vai deixando as coisas mais importantes nela.

Por isso que a pessoa tem que conhecer o seu caminho, vagarosamente, vendo o que funciona pra ela, sem querer ser ou copiar alguém.

5 – Não passe a vida sofrendo

O sofrimento é uma opção da pessoa. Estar em relações conflituosas, que afastam a sua paz, faz com que você sofra sem necessidade. Por mais que haja sentimento, existem certas correntes que devem ser quebradas.

Para ser simples, você tem que ser feliz. E felicidade não é estar com quem drene você.

6 – Reserve um tempo para as coisas

Uma grande desculpa que é muito utilizada pelas pessoas é que elas estão sempre muito ocupadas e sem tempo. Não se engane! Ninguém está tão ocupado assim. Você pode simplesmente dizer não para algo que não conseguirá fazer. Não acumule tarefas e não tenha tempo para você depois. Dê-se um tempo!

7 – Mostre interesse pelas pessoas

Uma vida simples faz com que você tenha interesse pelo o que a pessoa é, não o que ela faz. Esqueça trabalho, isso é assunto chato que ninguém gosta de ter. As pessoas querem sair, conversar, rir, se divertir. Você tem que fazer isso.

Mostre interesse no que as pessoas acham, pensam, fazem.