É um consenso que as crianças de antigamente tinham mais atividades físicas todos os dias e, com isso, tinham também mais saúde. Apesar de algumas pessoas não concordarem, as crianças da atualidade têm uma tendência a ser menos ativas e isso é ruim para a saúde delas.

O prejuízo vem do fato de que é essencial para as crianças se exercitarem. Porém, é claro que os pais ou responsáveis, às vezes, não compreendem essa importância ou então têm dificuldade para incentivar a ter uma atividade física.

A importância de crianças praticar esporte

Por que as crianças têm de se exercitar?

A fala de que as crianças necessitam fazer exercícios não é despropositada, mas sim uma verdade. Primeiramente, a atividade física vai ajudar muito os responsáveis a manter um peso adequado, lembrando que a obesidade infantil é um quadro que pode passar para a adolescência também.

Crianças com peso acima do que deveriam são muito numerosas: uma vez que elas consomem industrializados demais, os exercícios físicos seriam um ponto de balanço. Não acontecendo isso, a gordura faz com que elas fiquem com uma massa corporal bem superior àquela que a sua idade permitiria.

Importância social

A realização de exercícios físicos é um ponto para que a saúde seja conquistada, mas não somente a saúde do corpo: as crianças que se exercitam mais também têm uma interação social mais saudável. Se os responsáveis levarem-nas até a praça para alguma caminhada ou um esporte, por exemplo, ou mesmo a uma academia, elas terão contato com outros indivíduos, ajudando na sua noção de sociedade.

Em substituição a isso, as crianças que não são habituadas a se exercitar são aquelas que ficam muito tempo em suas casas, principalmente com os equipamentos eletrônicos. A consequência é que, considerando a longo prazo, elas tendem a ficar com uma relação social não tão desenvolvida por conta do isolamento. O que elas necessitam para as suas habilidades interpessoais é o contrário.

Como os responsáveis podem proporcionar exercícios para as crianças?

Desde quando as crianças são menores é possível inseri-las nos exercícios. Fala-se aqui não de grandes esportes, mas de qualquer atividade física que faça com que elas se movimentem. Nisso estão incluídas as brincadeiras: jogar bola, podem correr, podem brincar com animais de estimação, tudo para que elas estejam em movimento.

Se os responsáveis desejarem que elas pratiquem esportes e elas também tiverem interesse, um dos que são mais indicados é a natação, inclusive porque faz bem para a respiração. Outra recomendação para os esportes é a bicicleta: andar nela costuma agradar e, divertindo-se, os pequenos ainda estarão beneficiando a sua condição física.

Mais que a obesidade infantil

Não é somente o excesso de peso que vem quando as crianças não se exercitam. Problemas de saúde de grande gravidade são notados: há pacientes bastante jovens com diabetes, por exemplo. Algumas começaram com esse quadro quando ainda estavam na infância, mencionando-se os problemas cardíacos e ainda a baixa autoestima.