Alimentação certa para a prática do Pilates e Atividade Física

Embora não seja uma atividade física que exija, aparentemente, tanto do corpo quanto a prática da musculação (onde vemos atletas levantando enormes quantidades de peso), o Pilates requer alguns cuidados para que traga os benefícios procurados.

Durante a prática da atividade é importante usar roupas confortáveis e que não dificultem os movimentos, estar sempre bem hidratado e, principalmente, se alimentar corretamente.

Assim como todas as atividades físicas, para o Pilates existem certos alimentos que melhoram a concentração durante a prática dos exercícios, favorecendo inclusive o rendimento obtido com a atividade.

Se você é um adepto do Pilates e ainda tem dúvidas sobre quais alimentos ingerir para aproveitar ainda mais os exercícios, preparamos um pequeno texto com boas opções que você pode incluir em seu cardápio agora mesmo.

O que comer para aumentar o rendimento no Pilates

Por exercitar diversos grupos de músculos a cada sequência de exercícios realizados, o melhor rendimento durante a prática será obtida com uma alimentação equilibrada, onde estejam presentes, em iguais quantidades, carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais.

Porém, antes do treino, é importante que o aluno priorize uma alimentação leve para não sobrecarregar o corpo e prejudicar o desempenho. Boas opções são os alimentos ricos em carboidratos, como a granola, os pães integrais e as populares barrinhas de cereais. As frutas também são excelentes opções.

Depois das aulas, o aluno deve ingerir também alimentos ricos em carboidratos, como massas integrais, arroz ou pães leves. Os carboidratos ajudarão o corpo a se recuperar do desgaste energético causado pelo exercício, além de fornecer a energia que as células precisam para realizar seu trabalho normalmente.

Consuma bastante água

Para melhorar o rendimento durante as aulas é importante que o aluno se mantenha bem hidratado. Consumir grandes quantidades de água ou isotônicos ajudam a equilibrar os sais minerais perdidos com a prática da atividade, regulando o funcionamento do corpo antes, durante e depois do exercício.

Em dias quentes é importante aumentar a ingestão de líquidos, principalmente durante a prática do Pilates, já que o corpo perderá ainda mais sais minerais com o suor, que aumentará de intensidade por conta da alta temperatura do ambiente.

Doces

Embora muitas pessoas fujam dos doces, com receio de ganhar quilos extras ou colocar todo o esforço da atividade física a perder, depois da prática do Pilates a ingestão de pequenas quantidades de produtos como compotas naturais pode ser muito benéfico.

Os doces contém altas quantidades de glicose, fornecendo energia extra para o organismo e aumentando os níveis de serotononina no organismo. Ou seja, quando você come um doce fica ainda mais satisfeito.

A prática do Pilates é extremamente benéfica para a saúde, e com os cuidados que trouxemos aqui você poderá aproveitar ainda mais suas aulas, montando o cardápio correto e ingerindo os melhores alimentos para o seu dia a dia.

 

Veja também: 5 alimentos PROIBIDOS antes da atividade física.

Dicas de alimentação saudável.