Os antioxidantes têm poder interessante com relação ao rejuvenescimento das células, pois reduzem muito os radicais livres. Contudo, eles são fundamentais para a participação nos processos de emagrecimento e isso se dá à sua ação anti-inflamatória: sempre que algum tecido do corpo fica inflamado, é mais fácil de os líquidos serem retidos e a função do antioxidante é a de desinflamar e, consequentemente, de proporcionar desinchaço.

Para que as pessoas tenham mais antioxidantes, é preciso apenas que elas alterem a sua alimentação: é verdade que há cápsulas com a reposição dessa substância, mas é sempre mais saudável que se consiga essa substância a partir de alimentos.

Quais são bons antioxidantes?

Na lista das comidas que têm essa função está o azeite de oliva extra virgem. Nas receitas, é indicado que ele substitua o óleo comum, mas é ainda mais saudável se ele for usado cru, como quando ele é posto nas saladas.

As frutas vermelhas são outro tipo de antioxidante fundamental, já que elas apresentam protoantocianidina. Destaca-se também as frutas roxas, como as amoras ou então os morangos, bem como ameixas e até mesmo as uvas roxas.

O óleo de gergelim é outro substituto interessante para o óleo comum e que proporciona redução de inflamação, o que colabora para o emagrecimento. No caso dele, existe a vitamina E, que é altamente benéfica.

É sabido que a questão hormonal compromete bastante o peso, inclusive ajudando a celulite a se manifestar. Um alimento antioxidante que ajuda os hormônios é a sálvia: ela é uma espécie de tempero e recomenda-se comprar as suas folhas em vez da versão industrializada.

A aveia é mais um dos grandes parceiros contra a inflamação e o aumento de peso: o seu consumo faz com que o intestino não consiga absorver tanta gordura. Os dois compostos que ela tem, sendo a betaglucana e também o silício, são indicados para a circulação do sangue e para a pele, vale dizer também que a aveia funciona como um tipo de detox, reduzindo muitas toxinas.

Mais um meio de o sistema circulatório melhorar é consumir as frutas cítricas, especialmente porque elas contêm bastante vitamina C. Algumas das melhores frutas nesse quesito são a lima da pérsia e também a goiaba.

Como esses antioxidantes têm de ser consumidos?

Mesmo sendo indicados para o emagrecimento e também para a diminuição de inflamações, não se pode ingerir quantidades muito altas desses antioxidantes, porque toda substância apresenta algum efeito colateral. O que precisa ser ainda mais moderado é o azeite de oliva: o indicado é que se use apenas 2 colheres de sopa por dia.

O consumo dos antioxidantes não é suficiente para que alguém emagreça se essa pessoa não se exercitar e, principalmente, se não comer em menor quantidade, no caso de elas exagerarem.