As famosas dietas Detox funcionam?

Dietas Detox será?

As festas de fim de ano trazem diversas comidas maravilhosas, preparadas com todo o amor do espírito natalino e do desejo de um bom ano que está por vir. Mesas lindas e enormes são montadas e pernis, rabanadas, perus, castanhas, panettones e vários derivados de bacalhau são servidos. Grandes festas são armadas e é justamente nessa hora que todas, sem exceção, ditas vão por água abaixo.

Após as festas o que resta é desolação, por ter comido demais e jogado o “Projeto Verão” no lixo. O que fazer nesse momento? A opção de muitas pessoas é recorrer a uma dieta rápida e prática, mas é bom estar atento para não cometer certas loucuras. Uma das dietas da moda, nos últimos anos, são as Detox. Baseadas em alimentos que desintoxicam, geralmente líquidos, essas dietas servem para eliminar as toxinas maléficas adquiridas por uma alimentação inadequada. Mas sempre fica a pergunta, será que elas são realmente boas?

Como funciona a dieta?

Para avaliar se a Dieta Detox é boa ou não, primeiro é preciso dar uma olhada em como ela funciona. A essência do Detox está na desintoxicação do organismo através de alimentos líquidos que devem ser ingeridos em larga escala nos 2 primeiros dias. Há algumas variações dessa dieta, mas em geral a fase mais complicada é o início. Sucos, sheiks e sopas são indicados para essa primeira fase.

O objetivo, fazer com que ao ingerir esses alimentos diuréticos, o adepto da dieta possa ir ao banheiro com maior frequência. Por isso, é indicado que se beba muita água, ou água de coco, para se manter hidratado. Essa quantidade maior da necessidade fisiológica irá eliminar as toxinas e a gordura. Estimasse que essa dieta possa fazer o adepto emagrecer até 5 Kg em um período de 3 a 7 dias.

É uma boa opção?

Em curto prazo pode ter sua utilidade, mas se prolongada pode causar alguns danos colaterais. Os alimentos necessários para essa dieta não dão todos os nutrientes para que o corpo funcione bem. Apesar disso, há algumas versões dessa dieta que apenas requerem um copo de suco Detox antes do café da manhã, este sendo capaz de  um bom desempenho se acompanhado de exercícios e uma alimentação saudável.

Toda dieta muito radical nunca é segura. Sempre alie a boa alimentação e a exercícios para ter resultados garantidos.

Te esperamos aqui na Action 360°

 

Veja também: Como fazer coxinha low carb.