Venha treinar na Action360º #SoActionÉAction

Conheça os benefícios dos exercícios e como eles ajudam a aumentar a autoestima
14 de janeiro de 2019 | Postado por Action 360 Treinamento Funcional e Pilates | Categoria: Qualidade de Vida

Conheça os benefícios dos exercícios e como eles ajudam a aumentar a autoestima

Quer conseguir mais longevidade, prevenir doenças, dores e ter mais saúde e disposição no dia a dia? A receita para alcançar essas metas tão desejadas é simples: praticar atividade física. Os benefícios para o corpo são muitos, além de você ficar mais em forma. Mas outra importante vantagem é que o exercício físico ajuda a aumentar a autoestima. Você fica mais confiante e desenvolve uma relação positiva com seu corpo.

Há um amplo leque de atividades que podem ser praticadas e cada alternativa tem seus pontos positivos específicos. Neste conteúdo especial, você vai conhecer melhor as vantagens dos esportes e saber de algumas modalidades interessantes para você escolher. Continue acompanhando o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Quais são os impactos dos exercícios físicos para a vida?

Entre as recomendações que vemos na mídia, nos consultórios médicos e em programas de saúde para a manutenção de uma vida saudável, a prática de exercícios é uma das principais propostas.

A atividade física promove uma melhora nas funções cardiovasculares e respiratórias, além de fortalecer os ossos e o sistema imunológico. Ela previne a ocorrência de doenças do coração, osteoporose, pressão alta, diabetes, obesidade, depressão e câncer de mama.

Outra vantagem é que ela permite o controle e a perda de peso, pois ajuda na queima de energia em excesso e na manutenção de um bom equilíbrio metabólico. Os esportes também promovem a liberação de serotonina, a substância ligada ao bem-estar. Isso contribui com a redução do estresse e da ansiedade, além de promover a melhora da qualidade de vida e o aumento da disposição para os desafios do dia a dia.

O não sedentarismo colabora para que o corpo tenha mais preparo físico, havendo mais força, flexibilidade, disposição e resistência. Músculos e ossos ficam mais resistentes a impactos. Outro elemento que deve ser lembrado é a beleza. A atividade física ajuda a ficar em forma, a modelar os músculos e a diminuir gordura localizada. O corpo fica mais bonito e vigoroso e sua autoimagem se torna mais positiva.

A autoestima também sofre uma forte influência quando você passa a se movimentar. Os exercícios ajudam a dar mais autoconfiança. Você percebe que tem muito potencial e que é capaz de muitas coisas. Aos poucos, há avanços nos exercícios e no aprendizado, com a superação de limites. Além disso, existe a sensação de contentamento e valorização do seu esforço.

Quais são os benefícios de cada atividade física?

Há uma série de opções de atividades físicas que você pode praticar e cada uma delas está associada a várias vantagens. Veja mais a seguir!

Pilates

O pilates é uma excelente alternativa de atividade física. Ele foi desenvolvido por Joseph Pilates e se baseia nos princípios de centro, movimento fluido, respiração, precisão, controle e concentração. Essa prática é excelente para o equilíbrio, para a melhora do sistema cardiorrespiratório, para a redução de dores locais, para o fortalecimento muscular e a redução do estresse.

O treino é seguro e estimulante, promove uma boa circulação sanguínea, deixa o corpo tonificado e ainda ajuda a tratar doenças como escoliose, artrite e osteoporose.

Esse exercício é ótimo para a autoestima. Com ele, você vai perceber avanços progressivos em sua capacidade física, além de ganhar massa muscular e ficar em forma. O pilates também alivia o estresse, contribui para um sono melhor, o que traz mais disposição e bem-estar para o dia a dia.

Funcional

O treino funcional é uma modalidade de exercício que trabalha com padrões de movimento que são um gesto motor usado em várias situações. Um exemplo são os agachamentos, que a pessoa usa para se sentar, para pegar algo no chão ou mesmo entrar no carro.

Os exercícios são feitos em séries e são excelentes para promover gasto calórico. Eles ajudam no condicionamento físico, no fortalecimento de músculos e ossos, na redução de estresse e na elevação da autoestima.

Você consegue mais dinamismo e agilidade nos movimentos do dia a dia, além de gastar muita energia nas atividades. Isso é ótimo para prevenir lesões e dores e para ficar com os músculos definidos.

Eletroestimulação

A eletroestimulação é a prática de exercícios monitorados com o uso de um colete com eletrodos que se conectam aos músculos. Esses eletrodos transmitem uma corrente elétrica de baixa frequência que fazem os músculos se contrair, intensificando e potencializando a atividade física.

A eletroestimulação ajuda a reduzir a celulite, diminui o estresse, fortalece os músculos e ajuda a emagrecer. A autoestima é beneficiada com os treinos, pois você fica em forma e com a musculatura definida. Um treino rápido de 20 minutos equivale a 2 horas de musculação.

Ciclismo

As atividades aeróbicas, em geral, ajudam a controlar a gordura corporal, evitando o acúmulo de lipídios e proporcionando um bom gasto calórico. O ciclismo é uma dessas alternativas. Além de ser relaxante, permite melhorar o humor e a autoestima.

Corrida

A corrida é um exercício aeróbico de alto impacto, que tem um gasto calórico elevado. Apresenta as mesmas vantagens de todas as atividades aeróbicas, além de manter você bem preparada fisicamente e com a autoestima lá no alto. Ela também é excelente para a redução do estresse.

Os exercícios físicos promovem muitos efeitos positivos para o praticante. É importante buscar uma atividade que seja prazerosa para você e que se encaixe em sua rotina. Lembre-se também que, para alcançar os benefícios que citamos neste artigo, é preciso que haja uma boa frequência e regularidade nos esportes.

Busque a alternativa que mais se adeque ao seu estilo de vida e invista nela. Certamente você terá um retorno excelente para o corpo, além de contar com vantagens como a prevenção de doenças e melhora da disposição e flexibilidade.

Sua autoestima também vai aumentar, pois você vai ficar mais bonita, em forma, com músculos definidos e com um peso saudável e vai perceber vários avanços com os treinos, o que promove autovalorização e realização pessoal.

E então? Gostou de conhecer os benefícios dos exercícios físicos e como eles ajudam a aumentar a autoestima? Aproveite e entre em contato com nossa empresa! Teremos prazer em atender você!

Posts Relacionados

Action 360 Treinamento Funcional e Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *