Ser idoso traz muitas mudanças ao corpo e a mente das pessoas. O corpo enfraquece, a memória trai e praticar atividades simples, como subir ou descer escadas se torna muito mais difícil.

Para minimizar os efeitos que a chegada da velhice traz ao corpo, muitos médicos recomendam a seus pacientes que pratiquem exercícios, para se manterem ativos, de corpo e mente.

Uma das atividades que pode ajudar a tornar o envelhecimento menos desgastante é o Pilates. Para mostrar os principais benefícios que essa atividade pode trazer à saúde dos mais velhos, preparamos um texto sobre o assunto.

Porque praticar Pilates faz bem aos idosos

Deixa os músculos mais flexíveis

Com o envelhecimento, os músculos se tornam mais “duros”. Mover se torna muito difícil, as articulações ficam muito rígidas e cada passo é uma verdadeira luta. Ao praticar Pilates, os músculos, antes enrijecidos, voltam a se tornar mais flexíveis. Andar passa a ser mais simples e menos dolorido.

Torna as articulações menos rígidas

Esse benefício trazido pela prática regular do Pilates se relaciona diretamente com o que listamos acima. Os exercícios que compõem a prática deixam as articulações menos rígidas, tornando os movimentos mais fáceis e menos incômodos, permitindo as idosos manter a independência tida nos anos de juventude.

Melhora o equilíbrio e a coordenação motora

Com o avanço da idade, manter o equilíbrio e a coordenação motora se torna muito difícil. O corpo não responde tão facilmente quanto antes, e cair se torna um risco constante. Para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, praticar Pilates facilita o dia a dia, evitando inclusive o risco de lesões, facilitando o equilíbrio e mantendo a coordenação motora.

Aumento da consciência corporal e de postura

Conforme a idade avança, é natural que a coluna vertebral fica arqueada e a postura ruim, causando muitas dores nas costas. Ao praticar Pilates regularmente, os idosos melhoram sua postura e tomam consciência de seu corpo. Ou seja, o idoso começa a entender melhor quais seus limites e como se comportar para evitar dores.

Fortalecimento muscular para idosos

Com a idade, o tônus muscular vai diminuindo, enfraquecendo a musculatura e facilitando quedas e possíveis lesões. Os exercícios propostos pelo Pilates fortalecem os músculos, melhorando a qualidade de vida.

Melhora da concentração e capacidade respiratória

Os exercícios propostos pelo Pilates melhoram a concentração dos idosos para tarefas simples, fundamental para aquecer a memória. Além disso, a sequência favorece ainda a capacidade respiratória, diminuindo as chances de que a pessoa perca o fôlego.

Cuidados antes de praticar Pilates

Embora faça muito bem para os idosos, antes de se exercitar é fundamental que o candidato faça um bom acompanhamento médico, realizando exames especializados e um check-up completo.

Aqui, antes de tudo, é fundamental falar com seu médico e ter certeza de que não possui problemas que podem causar lesões, como a osteoporose. Idosos com esta doença devem se exercitar apenas com a liberação do médico, pois a falta de cálcio nos ossos favorece a ocorrência de fraturas, algo muito perigoso em pacientes com idade avançada.