Muita gente não sabe, mas é durante a adolescência que ficamos mais suscetíveis a lesões na coluna. Mochilas sobrecarregadas, muito tempo em frente a TV, computador e videogame sentados com má postura; são apenas alguns dos agravantes. Mas, acima de todos estes fatores, o pior é a falta de exercícios físicos que podem causar modificações na postura, como escoliose, por exemplo.

Também é a na fase da adolescência que acontece o crescimento acelerado do copo, causando certos desequilíbrios musculares. Com isso, é bastante comum ouvirmos relatos de adolescentes se queixando de dores nas costas e principalmente nas articulações. Uma solução para reverter esta situação é a prática do Pilates.

Esta modalidade de atividade física é ideal para estabelecer a postura, bem como fortalecer a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo e aprimorar o alongamento e a flexibilidade do jovem.

A prática do Pilates na adolescência

O Pilates trabalha uma série de músculos simultaneamente, instigando a coordenação motora dos adolescentes. Além do mais, a modalidade desenvolve também a habilidade respiratória e a concentração do aluno, auxiliando também na performance atlética e até mesmo intelectual. O Pilates também facilita a drenagem linfática e incentiva o sistema circulatório, reduzindo os danos gerados pelo sedentarismo e o estresse diário.

Dentre os vários acessórios e aparelhos utilizados, o Stability Ball e o Fitness Circle promovem certas movimentações e por isso, podem ser um desafio para os jovens. Estes aparelhos são ótimos para estimular a concentração e também são ideias para trabalhar a sua coordenação motora.

Por meio da prática, o jovem tem a percepção dos seus movimentos e postura incorreta do seu dia a dia, e assim passa a trabalhar a consciência do corpo, ajustando sua posição.

O exercício também é um grande aliado na preparação do adolescente para os desafios da faixa etária, como a disposição, equilíbrio e menos dores. Vale ressaltar também que o exercício físico é muito bom para agir na sua autoestima e autoconfiança – fatores decisivos nesta idade.

Confira os principais benefícios do Pilates para o público adolescente

  1. Equilíbrio e boa postura: O principal benefício do método está na melhora da postura e do equilíbrio do corpo. Conforme explicamos no início deste artigo, os adolescentes passam muito tempo sentados em frente à TV, computador, videogame e até mesmo durante a as aulas na escola com a postura errada. Além disso, a carga da mochila também compromete a postura.
  2. Maior concentração: O Pilates é um exercício que trabalha não só a correção da postura e respiração, mas também a mente. Por meio das técnicas dos exercícios o adolescente ganha uma maior concentração e controle.

Isso é muito importante, pois a concentração auxilia no melhor rendimento das atividades escolares – e no boletim.

  1. Desenvolvimento da coordenação motora: Apesar de terem a disciplina de Educação Física nas escolas, os exercícios praticados em aula não são  suficientes, e por isso boa parte dos jovens brasileiros é sedentária. O Pilates reverte esta situação, melhorando também a sua coordenação motora.

Vale ressaltar também que com a prática do Pilates, o jovem consegue emagrecer.