Pensando na qualidade de vida, no bem-estar e na melhora da saúde, cada vez mais pessoas tem escolhido tratamentos que não fiquem só a base de remédios, mas que também foquem na prática de atividades físicas. O Pilates é uma das modalidades mais procuradas e vem ganhando todos os dias novos adeptos que buscam tanto para fins estéticos, quanto terapêuticos, já que os seus momentos são progressivos, regulares, criteriosos, além de terem uma seqüência personalizada, com baixo impacto nas articulações o que não traz desgaste muscular e ainda previne e trata uma série de doenças.

Neste artigo, a Action preparou uma lista de benefícios do Pilates no tratamento de alguns problemas e males da saúde.

Venha conhecer com a gente!

Cardiovascular

Para as patologias cardiovasculares, que atualmente são as maiores causas de mortalidade no País, a prática de Pilates auxilia na melhora da capacidade funcional e aumento da força muscular. A modalidade também pode ajudar a prevenir essas doenças, bem como dos seus fatores de risco.

Muitas pessoas não sabem, mas o Pilates colabora para controlar a pressão arterial, mas é preciso que o professor faça uma rotina de exercícios personalizados, evitando que os alunos fiquem com posturas invertidas ou com as pernas em posição estática ou elevada por muito tempo.

Muscular

O Pilates ajuda no tratamento de doenças do sistema muscular, tal como as distensões musculares, já que trabalha com exercícios de alongamentos e contrações, buscando o equilíbrio, o alinhamento e o enrijecimento do centro do corpo.

O desequilíbrio pode acontecer com há o estiramento ou o enfraquecimento dos músculos chamados de antagonistas, os mais utilizados na rotina do dia a dia.

Para tratar, o Pilates é um ótimo remédio já que atua no reequilíbrio das cadeias musculares e fortalece os músculos que estão mais fracos, chegando a alongar os mais encurtados e aumentar a elasticidade, conseguindo a flexibilidade.

Osteoarticulares

Osteoarticulares são as lesões que chegam a comprometer os músculos, ossos e articulares, que, ao mesmo tempo são os mais beneficiados com a prática do Pilates, levando melhora no tratamento de males como a hérnia de disco, lombalgia, escoliose e na coluna vertebral.

Respiratório

Quem tem problemas respiratórios como bronquite ou asma, pode ser diretamente beneficiado com a prática do Pilates, já que ele impõe que quem pratica aprenda a controlar a sua respiração e inspire e expire o ar de forma melhor. Alguns exercícios específicos fazem com que o aluno realize a entrada de ar nos pulmões de forma correta, sem gastar excessivamente a energia e ajudando o diafragma, que o principal músculo da inspiração, a ser mais efetivo.

A respiração de forma correta também colabora para o relaxamento da musculatura tanto dos ombros quanto do pescoço, melhorando a centralização da postura. Com o funcionamento correto do sistema respiratório, conseqüentemente o fluxo sanguíneo também melhora, evitando o acúmulo de secreções dos pulmões, que podem aumentar os problemas de respiração.

Reumático

O reumatismo pode prejudicar as articulações, trazendo dores intensas e fraqueza dos músculos. Doenças como artrite, osteoporose e fibromialgia acometem em maior número as mulheres. Já as tendinites, bursites e lesões por esforços repetitivos atacam pessoas de todas as idades e perfis.

Benefícios do Pilates para tratar dores e lesões | Blog Action 360 Treinamento Funcional e Pilates

O Pilates, quando adotado como forma de reabilitar as pessoas com esses tipos de problemas pode trazer muitos benefícios, tais como melhora dos sintomas, relaxamento nos locais com dor e até aumento da qualidade de vida.

Alguns desses tratamentos seria interessante para você?

Conte para nós!