Sabemos que a prática de exercícios físicos traz diversos benefícios à saúde para todas as faixas etárias, desde que haja respeito da capacidade das habilitações de cada indivíduo.

O treinamento funcional é uma das modalidades de atividades físicas mais populares dos últimos anos, e qualquer pessoa pode praticá-la, até mesmo as pessoas da terceira idade.

Mas, quais os benefícios que estes exercícios de alta intensidade trazem para este público? Primeiramente, é preciso ter em mente que os exercícios do treinamento funcional devem ser adaptados para os idosos, uma vez que eles possuem maiores limitações que os jovens e os adultos.

Agora, confira a seguir cinco benefícios que o treino funcional proporciona ao organismo dos praticantes da terceira idade.

  1. Habilidade aeróbia: O treinamento funcional está relacionado diretamente às condições do sistema muscular e esquelético. Os exercícios aplicados como um treinamento concorrente, com trabalho de força antecedendo as atividades aeróbicas, vem apresentado resultados positivos.
  2. Força e resistência: O treinamento funcional possui a capacidade de produzir força para a realização de tarefas do cotidiano e em situações no qual a produção de força necessita ser realizada por tempo prolongado, pois está relacionada à intensidade em que o exercício físico é feito. O treinamento funcional para os idosos proporciona uma série de desafios intensos, na condição adequada para promover crescimentos simultâneos nas manifestações da força. De modo que não haja problemas nas prováveis condições de fragilidade do praticante.
  3. Hipertrofia dos músculos: O balanço ocasionado pela perda de massa muscular não significa que o idoso não consegue ganhar massa muscular. Esta condição se trata apenas do processo, que nesta faixa etária é mais lenta, por conta da síntese proteica.

Desta maneira, a probabilidade de manutenção de cargas, de modo otimizado que é oferecido no treinamento funcional, proporciona resultados satisfatórios para aqueles que necessitam de músculos de modo mais astuto.

  1. Potência dos músculos: A diminuição da velocidade de realização dos movimentos ocorre através do processo de crescimento nas vias de degradação, que atinge principalmente as fibras rápidas da nossa musculatura (fibras do tipo II).

Os exercícios do treinamento funcional trabalham nos idosos de maneira eficaz os padrões de movimento e circulação em várias velocidades de concretização, proporcional às adequações precisas para que o praticante mantenha excelentes níveis de produção de energia em movimento.

  1. Tecido ósseo: Na medida em que a idade chega, ocorrem alterações no tecido ósseo, como por exemplo, a osteopenia. Elas podem ser trabalhadas de modo bastante eficaz no treinamento funcional, com exercícios de constrição localizada.

As implicações na densidade dos ossos se mostram em um programa de treinamento de longa duração.

Acima, você conferiu alguns benefícios que o treinamento funcional  proporciona para as pessoas da terceira idade. Se você quer ter mais qualidade de vida nessa fase da vida, conte com a Action para conquistar bem-estar e saúde.

No entanto, antes de dar início a qualquer atividade física (independente da modalidade), é recomendado fazer uma consulta com um médico especializado, para que ele possa dizer sobre suas prováveis limitações.