O café da manhã é sem dúvida a principal refeição do dia. Muitos estudos médicos relacionam o hábito de pular essa etapa, a doenças e episódios que podem colocar a saúde e até mesmo a vida da pessoa em risco.

Mas para quem inicia seu dia com um treino físico, o café da manhã nem sempre é uma realidade e as razões para esse comportamento são muitas: Desde a falta de hábito (algumas pessoas relatam não sentirem fome ou até mesmo se sentirem mal se comem durante a manhã), ou até mesmo a falta de tempo.

Outras, por outro lado, enxergam no café da manhã uma ameaça à boa forma, já que acreditam que se treinarem com fome podem estimular o corpo a utilizar ainda mais as reservas de gordura e, assim, acelerar o emagrecimento.

Ficar sem comer não é a melhor opção, nem a mais inteligente. Mas nem por isso você pode sair por aí comendo qualquer coisa antes de malhar. Para lhe ajudar a montar o cardápio correto, preparamos um texto com opções para ingerir antes do treino.

Escolha o cardápio de acordo com o tempo livre antes do treino

Treinar em jejum não faz bem para ninguém. Pode causar enjoos, tonturas ou até mesmo náuseas. Mas treinar de barriga muito cheia também não ajuda. As chances de passar mal são enormes, reflexo dos movimentos bruscos realizados a cada sequência.

Por isso, para não exagerar é importante escolher o cardápio de acordo com o tempo que você terá para que seu corpo faça a digestão dos alimentos antes que comecem os treinos mais pesados.

Sucos de frutas

Por exemplo, se você tem apenas 30 minutos antes da sequência de treinos, o ideal é apelar para bebidas leves, mas que tragam energia e sustentem o corpo até que a sequência termine. Aqui, sucos de frutas ou bebidas energéticas são boas soluções.

Pães

Se você acordou com mais tempo e tem, por exemplo, uma hora antes de treinar, uma boa opção é consumir carboidratos, como pães, torradas, bolachas água e sal, frutas, cereais ou queijos magros. Sempre em pequenas porções, pois mesmo sendo alimentos leves, em grandes quantidades podem deixar uma sensação de peso no estômago.

Aqui, o recomendado é que você fuja de alimentos com muitas fibras e gorduras, que dão muita saciedade ou podem pesar no estômago e ainda possuir baixas quantidades de proteínas.

O carboidrato deve estar presente em boa quantidade, já que o corpo precisará de muita energia para realizar o treino.

Hidratação

Independente do que você escolha para compor seu café da manhã pré-treino, é crucial que em sua alimentação diária e depois da atividade, a hidratação esteja sempre presente. Como durante a prática dos exercícios o corpo perde muita água, é importante repor os sais minerais perdidos.

Com essas opções que trouxemos, você poderá montar o cardápio que melhor se enquadrar ao tempo que tiver disponível antes do treino.