Imagina a seguinte situação: está um dia frio, aquele que você só quer ficar em casa, debaixo das cobertas. Para se esquentar, você prepara um chá. Esse chá não serve apenas para te aquecer. Esse chá te ajuda a também perder peso. Não que você tenha ou precise perder peso, mas esse chá te dá uma ajuda nesse quesito.

Muitas pessoas desejam perder peso e fazem um monte de loucuras para conseguir atingir esse objetivo. E mal sabem que um grande aliado para esse feito é o chá. Existem diversos chás que são capazes de ajudar qualquer um a perder aqueles quilinhos a mais.

Chás ajudam a perder peso?

Para te ajudar e comprovar essa teoria, este texto trará algumas dicas de chás para te ajudar a perder peso.

Chá verde

O chá verde possui uma ação termogênica, pois ele contém cafeína em sua composição, que possui um efeito estimulante e contribui para a queima de gorduras. Além disso, o chá verde possui polifenóis, que agem inibindo a ação da enzima chamada catecol-O metiltranferase microssomal hepática. Uma vez impedida a ação dessa enzima, a termogênese aumenta.

Além disso, o chá verde causa a sensação de saciedade, evitando que você consuma mais alimentos do que o necessário.

Chá de hibisco com canela

O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a pessoa a emagrecer, porque ajuda na retenção de líquidos, auxilia no desinchaço do corpo, aumenta o metabolismo e favorece a queima da gordura. Além desses benefícios, o chá de hibisco com canela ajuda também na digestão, justamente por possuir a canela na sua composição.

É recomendado que este chá seja bebido de três a quatro vezes por dia, sempre trinta minutos antes de cada refeição.

Chá de gengibre

Tanto o gengibre quanto o chá de gengibre possuem substâncias termogênicas que têm a capacidade de aumentar a temperatura do corpo, aumentando o metabolismo, fazendo com que haja uma maior queima de gordura.

Esse chá ainda é importante no tratamento de gripes, tosses e resfriados, ainda é capaz de hidratar o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, o que faz com que o emagrecimento seja favorecido.

É importante que a infusão do gengibre seja feita com pedaços frescos.

Chá mate

O chá mate possui a cafeína e a teobromina em sua composição. Essas substâncias fazem com que o chá tenha efeito termogênico, pois são capazes de fazer com que o metabolismo acelere, aumentando o consumo de calorias quando a pessoa está em repouso. Isso faz com que haja uma queima de gordura, fazendo com que o chá mate contribua com o emagrecimento.

Chá preto

O chá preto é feito a partir da planta Camellia sinesis e, dentre as substâncias que o compõe, existe uma grande quantidade de cafeína, o que faz com que ele possua uma ação maior de termogênese.

O chá preto vai ajudar na perda de peso porque contém cafeína e polifenóis, onde a cafeína acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Já os polifenóis reduzirão o apetite e diminuirão as gorduras, além de inibir as enzimas que atrapalham a termogênese.