O emagrecimento está entre as conquistas que as pessoas mais buscam, muitos por causa da estética e também por causa da condição de saúde. Todavia, essa perda de peso ocorre quando o metabolismo é acelerado: algumas pessoas podem emagrecer de forma lenta porque o seu sistema metabólico também é dessa maneira.

Essa aceleração pode ser completamente natural, feita através de determinados alimentos e atividades. Entretanto, também há alguns produtos que servem para estimular esse metabolismo, sendo os termogênicos.

Exercícios físicos

Essa é a primeira coisa indicada para que o metabolismo funcione mais rápido, mas não é qualquer exercício: dentre os melhores para essa finalidade estão a dança e também a corrida, além da musculação e de alguns outros. Ressalta-se que qualquer resultado no sistema metabólico só vai ser visto quando o indivíduo pratica os exercícios com comprometimento. No caso da corrida: o indivíduo tem de correr semanalmente e não falhar para que o organismo comece a demonstrar efeito.

Alimentos integrais

O supermercado está repleto de coisas integrais, desde o macarrão até muitos tipos de biscoitos e optar por eles é um modo de o metabolismo ser acelerado. Uma explicação é que esses produtos têm bastantes fibras e recomenda-se comer os próprios grãos, podendo eles ser salpicados na refeição ou acompanhar alguma fruta, por exemplo. Alguns dos grãos que se recomenda são a cevada e também a aveia.

Água

Hidratar-se corretamente é uma das armas para que o metabolismo esteja acelerado, já que isso impedirá o cansaço que é decorrente da ocorrência de desidratação. É bom reforçar que isso inclui os dias de baixa temperatura. Ter uma garrafinha próxima é um grande truque para que as pessoas permaneçam hidratando-se.

Proteínas magras

É claro que as proteínas são conhecidas como aliadas de quem tem uma vida fitness, mas não é qualquer carne que serve nessa situação: precisa se atentar para as proteínas magras. Os benefícios referentes ao metabolismo são diversos: primeiro, a pessoa tem mais saciedade com esse tipo de carne e, segundo, ela requer mais mastigação e isso faz com que se leve menos carne para o organismo.

Sono

O descanso do corpo é indispensável para que o metabolismo trabalhe mais rápido: o organismo não pode estar cansado ou com falta de energia. Por isso, é preciso que se durma satisfatoriamente à noite, com o mínimo de 6 horas. Para descansar bem o ambiente precisa ser aconchegante. Tomar um chá e estar tudo em silencio, sem nenhuma forma de estímulo eletrônico, especialmente celular, irá ajudar mais ainda.

O que se pode trocar na alimentação?

Quem precisa de um metabolismo mais acelerado pode apostar no chocolate meio amargo, por exemplo, além de pimenta caiena e de canela. Outros alimentos que servem para deixar a queima de gorduras melhor são as amêndoas, bem como o gengibre, destacando-se que eles só funcionarão se a pessoa os ingerir de maneira moderada. Um exemplo é o chocolate: ainda que meio amargo, a recomendação é apenas um quadradinho.