O Treinamento Funcional trabalha de forma mais dinâmica dos que os treinos convencionais, tendo como característica diferentes capacidades em um único movimento.

Dessa forma, o foco passa de um grupo muscular de forma isolada para todo o organismo, trabalhando a flexibilidade, a força muscular, a coordenação motora, o sistema cardiorrespiratório e o equilíbrio. Para praticar o treinamento funcional costuma-se aliar exercícios com acessórios.

Neste artigo preparamos informações de como funcionam os exercícios do Treinamento Funcional, bem como os benefícios desta atividade física. Continue conosco lendo este post e saiba mais detalhes.

Como funcionam os exercícios de Treinamento Funcional?

Em alguns dos exercícios, a carga de trabalho é feita com o próprio peso do corpo aliado ao equilíbrio. Mas, eles também podem ser realizados com equipamentos e acessórios específicos. Entre eles podemos destacar o cinto de tração, a bola suíça, a medicine bol (bola com pesos variados), o mini trampolim, o bosu, a theraband e até mesmo os cones.

A prática do Treinamento Funcional faz com que o corpo se lembre da origem dos movimentos, isto é, imitando os movimentos do nosso dia a dia, fazendo com que atividades como correr, sentar, saltar, levantar, supino, barra fixo e agachar sejam tarefas simples, mas continuem respeitando os limites individuais de cada aluno.

O Treinamento Funcional faz com que você aprenda primeiro a recrutar músculos profundos como os das articulações, estabilizadores da coluna e do abdômen e somente depois os músculos superficiais. Seus movimentos são considerados divertidos e variados.

Quais são os benefícios do Treinamento Funcional?

O Treinamento Funcional desenvolve a resistência, força, agilidade, bem como o aumento do tônus muscular. Esse tipo de atividade é divertida, gasta calorias, além de condicionar o corpo com diferentes exercícios.

Um outro benefício do Treinamento Funcional é que ele pode queimar até 800 calorias por aula, já que é considerada uma atividade física de alta intensidade que faz com que o organismo continue queimando calorias mesmo após o término do treino. Estudos indicam que exercícios do tipo do Treinamento Funcional. Isto, é de curta duração e de alta intensidade, são mais efetivos quanto ao emagrecimento, além de ajudarem a melhorar a resistência, o fôlego e a disposição.

Quantas vezes por semana os exercicios de treinamento Funcional podem ser realizado?

Quanto mais freqüente for o treino, mais rápido veremos o resultado. O indicado é que o Treinamento Funcional seja realizado, no mínimo, duas vezes por semana. Lembrando que se ele estiver associado a outro tipo de atividade física, como, por exemplo, a corrida, os seus resultados podem ser potencializados.

Informações Action 360°

Se você gostou dos benefícios que o Treinamento Funcional tem, saiba que você também pode colocar em sua rotina essas vantagens. É chegada a hora de escolher onde praticar.

Com Action 360°, você conta com mais de 10 unidades espalhadas por São Paulo, localizadas em pontos estratégicos, e que lhe traz a modalidade de Treinamento Funcional e a prática de Pilates. Para saber como a Action 360° pode lhe ajudar,entre em contato!