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Dicas de corrida para iniciantes
13 de novembro de 2017 | Postado por Action 360 Treinamento Funcional e Pilates | Categoria: Action Race Team, Dicas, Treino

Dicas de corrida para iniciantes

É bastante comum termos dúvidas a respeito de uma atividade física quando vamos dar início a sua prática, e com a corrida não é diferente.

Em que ritmo devo começar minhas corridas? O quanto de dor vou sentir? Qual é o meu limite? Estas são apenas algumas das principais questões envolvendo o exercício.

Pensando nisso, neste post nós trazemos as principais dicas de corrida para os praticantes iniciantes. Confira!

  1. Comece fazendo caminhadas: A primeira dica que damos aos iniciantes é a seguinte: Comece fazendo caminhadas. Caminhe por um período de tempo em que você se sinta confortável, algo em torno de 20 a 30 minutos. Quando você estiver atingindo este tempo sem dificuldades, comece a fazer pequenos trotes de um a dois minutos durante a caminhada.

Na medida em que o tempo for passando, aumente os trotes, de modo que você consiga correr por 30 minutos seguidos.

  1. Calçado adequado: O único acessório que a corrida requer do corredor é um bom par de tênis de corrida. Diferente dos tênis comuns, os tênis de corridas são desenvolvidos para auxiliar o seu pé a aterrissar de forma apropriada no solo, de modo que o impacto transmitido às pernas seja reduzido.
  2. Desconforto x Dores: Existe uma grande diferença entre sentir desconforto e sentir dor durante a corrida. O desconforto é completamente normal em casos onde o corredor adiciona intensidade e distância ao seu treino. Já a dor, independente da região afetada pode indicar que você tem um problema. Nestes casos, o recomendado é parar de correr por alguns dias. E se ainda assim se a dor persistir, busque ajuda médica.
  3. Invista em locais seguros: Muita gente não sabe qual é o local mais adequado para se praticar corrida. E a resposta para tal pergunta é mais simples do que se imagina: Em qualquer lugar, desde que você se sinta confortável.
    As melhores escolhas são aquelas livres de trânsito e bem iluminadas. Locais como parques, por exemplo, são as alternativas preferidas de muita gente.
  4. Corrida em esteira: Como é de se imaginar, a corrida realizada em uma esteira ergométrica é muito mais fácil do que a corrida no solo. Isso porque além da esteira esticar o solo pelo qual você está correndo, você não se depara com nenhuma resistência que dificulte o exercício, como o vento, por exemplo. A dica para conquistar uma simulação que imite o esforço da corrida ao ar livre é inclinar a esteira em um 1%.
  5. Respire pelo nariz e pela boca: Muita gente acha que o correto é respirar somente pelo nariz, mas chega um momento da corrida que não conseguimos deixar de respirar pela boca, e isso é completamente natural. A dica é manter os lábios ligeiramente abertos e deixar a musculatura da mandíbula relaxada.
  6. Aprimorando o condicionamento físico: Boa parte dos iniciantes em corrida se pergunta se é necessário praticar musculação a fim de desenvolver seu condicionamento físico. Este público não está errado, uma vez que trabalhar a flexibilidade e a força é sempre uma boa pedida, principalmente para evitar lesões durante a corrida.

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