Diferenças Pilates para o Yoga

Existe certa dificuldade por parte das pessoas de diferenciar o pilates da yoga. Os métodos têm muitas semelhanças na hora da prática, mas são completamente diferentes em suas ideologias. Joseph Pilates pode até ter se inspirado na arte milenar da yoga, mas sua meta era muito mais física do que mental ou espiritual.

Portanto, para entender melhor a diferença entre essas duas práticas é necessário saber o que elas prezam e quais seus maiores benefícios.

giphy

Os Ideais e práticas

O pilates é uma atividade muito mais voltado para o corpo, com movimentos mais físicos e utilizando diversos equipamentos para o auxiliar a prática. A yoga não requer nenhum equipamento, utilizando apenas o corpo como instrumento. Ambos os exercícios trabalham respiração, postura, movimentos alongados e de baixa intensidade, mas a yoga é uma atividade que preza também uma conexão espiritual, atingindo um relaxamento que vai além do físico.

A yoga é mais um estilo de vida do que somente um método de exercícios. Alimentação, convivência, mentalidade, tudo isso está envolvido na prática da yoga. Enquanto o pilates visa o corpo, a yoga almeja a união de mente, corpo e alma.

giphy

Os benefícios

Uma das primeiras coisas a se pensar em fazer uma atividade é se ela tem grande perda calórica. Se pesar por esse lado o pilates tem leve vantagem. Além de consumir mais energia, o pilates também tem um poder de tonificar o corpo de forma mais eficaz. O método de Joseph foi amplamente utilizado para recuperar lesões musculares e dançarinos o praticavam para aumentar o desempenho nos movimentos que faziam.

Mas quando se trata de trabalhar o estresse, diminuindo a raiva e aumentando o bem-estar, a yoga é quem se sobressai. A prática é muito voltada para o aprendizado do corpo, da mente e da alma. Apesar de o pilates também provocar aumento na autoestima, é a yoga que trabalha isso a fundo. A prática milenar provoca uma mudança de hábitos e traz um sentimento de prazer que não vem apenas da liberação de agentes químicos no corpo (dopamina, por exemplo), mas do autoconhecimento e do equilíbrio espiritual.

Continue acompanhando as dicas da Action 360° e venha nos visitar e fazer sua aula experimental de Pilates grátis!