Muitas pessoas ficam mais felizes quando o inverno chega. Dormir no friozinho, é uma das melhores sensações que se pode ter. Tirando isso, não há nada melhor do que ficar embaixo das cobertas, tomando um bom chocolate quente, assistindo um filme e não ter preocupação com a hora.

Realmente essa estação do ano traz muita coisa boa, mas na mesma proporção, ela oferece às pessoas algumas situações que podem deixá-las debilitadas. Essas situações são chamadas de doenças de inverno, e todos estão sujeitos a contrair algumas delas.

Doenças de inverno

Doenças de inverno

É só a temperatura abaixar um pouco que já aparecem as doenças de inverno.

Essas doenças têm o costume de afetar o sistema respiratório, mais especificamente, o nariz, a garganta, os ouvidos e os pulmões. Isso acontece porque, na mesma proporção que o frio aumenta e o teor de umidade do ar diminui, acontece uma maior concentração de poluentes no ar e, além disso, até para que todos possam se proteger daqueles ventos frios que entram na sala, as pessoas têm o hábito de trancar as janelas e as portas, fazendo com que todos fiquem num ambiente fechado, proporcionando uma propagação de vírus e bactérias que estão presentes no local.

Quais são as principais doenças de inverno?

Asma – é uma doença alérgica, causada pelo estreitamento das vias respiratórias, que acaba causando a dificuldade para respirar. Sua principal caraterística é a obstrução das vias respiratórias. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, é estimado que no Brasil, cerca de 10% da população sofra com o problema.

Gripe e resfriado – são as mais comuns quando citadas as doenças de inverno. Ainda que tenham sintomas semelhantes, são doenças diferentes. Ambas duram cerca de 4 a 5 dias, causam corizas, espirros, dor de garganta e obstruem as vias respiratórias. Entretanto, como diferença entre elas, a gripe causa cansaço, febre alta, dor de cabeça e pode trazer diversos problemas se não tratada corretamente.

Pneumonia – está já é uma doença de inverno agressiva, que atinge, principalmente crianças e idosos. A pneumonia é uma infecção aguda dos pulmões, e pode ser causada por uma gripe mal curada, causada por uma bactéria, um vírus ou um fungo.

Amigdalite e garganta inflamada – são doenças de inverno mais comuns, que são causadas por vírus ou bactérias, que causam muitas dores ao engolir, mau hálito e febre.

Otite – geralmente é causada pelos mesmos vírus ou bactérias que infectam a garganta, pois eles podem migrar até o ouvido, causando dor e febre.

Rinite – trata-se, de uma forma resumida, da inflamação das mucosas da cavidade nasal. Geralmente é causada quando as pessoas alérgicas inalam algumas partículas, como poeira, pólen, ácaro, entre outros.