Você deu início a uma dieta, não vive sem suplementos alimentares e começou a praticar corrida. Embora corra diariamente e sempre no limite, você notou que não está evoluindo. Desanimador, não é? Mas calma, você não está sozinho (a).

A grande verdade é que assim como qualquer outra atividade física, correr demanda disciplina, esforço e determinação. E apesar de ser uma atividade física extremamente saudável, é fundamental que o corredor iniciante se informe sobre o exercício. Afinal, os resultados não irão aparecer de um dia para outro.

Para te ajudar, nós listamos os erros mais comuns praticados por corredores iniciantes e quais são as suas respectivas soluções. Confira!

  1. Ignorar a dor: Muitos corredores iniciantes ignoram os sinais do corpo, ou seja, as dores decorrentes pós-treino ou até mesmo durante a corrida. E mesmo com a dor ali presente, eles seguem correndo.

Quando a dor se manifesta, é porque algo não vai bem. Portanto, o melhor a se fazer é respeitar os limites do seu corpo. E se mesmo dando uma pausa da corrida e as dores persistirem, o recomendado é procurar ajuda médica.

  1. Querer ver resultados o quanto antes: Muitos corredores antes mesmo de conseguir trotar já estão mirando nas corridas de 5 km ou 10 km, o que significa um grande erro. Os corredores iniciantes devem ter em mente que não se faz um corredor da noite para o dia, é necessário seguir o seu próprio ritmo.

Não adianta nada querer pegar pesado no treino se o corpo não tem estrutura para suportar esse esforço. Isso pode gerar lesões e outras complicações.

  1. Exagerar na intensidade: Por mais que você ainda tenha fôlego e consiga dar sequência à corrida, o nosso sistema musculoesquelético não consegue se adaptar a tal esforço repentino. Isso significa que, exagerar na intensidade e volume no começo da sua prática pode gerar lesões nos tendões, músculos e articulações.

A coisa certa a se fazer é desenvolver uma evolução lenta e gradual na medida em que seu corpo se adaptar ao treino. Comece inicialmente com uma caminhada, alternando com pequenos trotes, até chegar à corrida.

  1. Correr em jejum com o objetivo de emagrecer: Você já ouviu aquela expressão “saco vazio não para em pé”? Pois é, ela também se aplica à corrida. Muitos corredores iniciantes, principalmente as mulheres, têm o pensamento de que deixar de comer antes da corrida irá ajudar a perder peso mais rápido.

Acontece que, correr com o estômago vazio é altamente prejudicial não só à atividade física, mas também à saúde.

O jejum pode causar fadiga, desidratação, cãibras, lesões e até mesmo desmaios. Ou seja, a solução para este erro é simples: Alimente-se antes da corrida.

  1. Investir em suplementos: Um grande equívoco dos novatos é o de se empolgar demais com a nova rotina de esportista e encher a despensa da cozinha de suplementos, proteínas, barrinhas de carboidrato e bebidas esportivas.

O que os corredores iniciantes não sabem é que o início da prática da corrida demanda pouca energia, e com isso todo este investimento pode ter sido um desperdício, além de fazer com que se ganhe uns quilos a mais.

O recomendado no início não é o consumo destes produtos, e sim, uma dieta balanceada e uma boa hidratação.