Os exercícios funcionais são essenciais para o nosso corpo e mente. Além de nos manter em forma, eles nos dão maior disposição e qualidade de vida, promovendo o nosso bem-estar.

Quanto mais velhos ficamos, mais exercícios precisamos fazer, para que o nosso corpo continue funcionando bem. É totalmente compreensível a ideia de que quando a idade vai chegando, mais difícil fica realizar tais exercícios. Uma atividade física bastante simplória e que pode ser feita por pessoas de todas as idades (desde que seja adaptada) é o treinamento funcional.

O treinamento funcional consiste na prática de movimentos que executamos naturalmente em nosso dia-a-dia. Gestos como pular e agachar são alguns exemplos dos movimentos que fazemos naturalmente.

O treino funcional alia estas movimentações com o uso de alguns acessórios, como bolas, cordas, cones, barras, elásticos etc. Neste Dia dos Pais, que tal presenteá-lo como uma série de exercícios? É uma excelente oportunidade de estreitar os laços, além de promover uma melhora na qualidade de vida em sua vida.

3 exercícios funcionais para treinar com o seu pai

Exercícios funcionais para treinar com seu pai

  1. Treino Suspenso

Este exercício funcional trabalha bastante todos os músculos. Ele é bastante ideal para aqueles que buscam um corpo definido. Ou seja, se a ideia é perder a barriguinha de chopp, este é o exercício certo.

Para realizá-lo, pegue as tiras que ficam presas às paredes da academia e incite o seu corpo contra a gravidade. Este movimento irá contrair todos os seus músculos, e deste modo, gerar a queima de gordura.

A recomendação para este exercício é a repetição entre 10 a 15 para os praticantes iniciantes.

  1. Agachamento

Exercício ideal para definiras pernas, por isso ele é um dos exercícios funcionais indispensáveis dos treinos. Além disso, ele é capaz de aumentar a velocidade em outros exercícios como corridas, por exemplo e diminui a probabilidade de fraturas.

Para executar o agachamento, é de extrema importância fazer uso de um apoio emborrachado no chão. Mantenha-se em pé, deixando os pés bem abertos na linha dos quadris. Os joelhos por sua vez devem estar parcialmente dobrados.

A série sugerida para pessoas iniciantes é de 10 repetições.

  1. Prancha

Este exercício tem como principal proposta tonificar os músculos mais densos do abdome. A prancha pode ser feita de várias maneiras, mas a modalidade mais popular é aquela realizada com quatro apoios.

Deitado de bruços e com os cotovelos e pontas dos pés encostados no chão, suba o tronco de forma que este fique completamente alinhado. Para obter resultados com este exercício, é sugerido que a pessoa permaneça na posição por no mínimo 30 segundos. Já a repetição é de apenas três séries, com intervalos de 30 segundos de descanso.

Para os pais e filhos que infelizmente não dispõem de muito tempo juntos, os exercícios funcionais em dupla são uma boa pedida para ficarem mais próximos. Estes momentos são bons não só para se exercitar, mas também para manterem a conversa em dia e cultivarem ainda mais a amizade – além de proporcionar memórias posteriores.

Feliz Dia dos Pais!