Cada vez mais as pessoas procuram levar um estilo de vida mais saudável, fazendo certas mudanças no seu cotidiano e aderindo a uma boa alimentação, mas como sabemos apenas isso não basta, é preciso aderir a um estilo de vida mais ativo e de qualidade sendo necessário inserir atividades físicas no cotidiano.

A atividade física pode trazer muitos benefícios para o corpo e saúde do praticante, mas se tornou comum vermos pessoas que procuram por atividades mais personalizadas. O treinamento funcional por exemplo é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos por ser mais dinâmica, e atualmente, essa atividade vem sendo considerada como um dos melhores métodos de treinamento para se chegar à qualidade corporal, pois possibilita centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando poucos materiais. A pratica da modalidade geralmente é feita no Studio com aparelhos apropriados ou em locais adaptados para atender a necessidade do aluno.

Exercícios funcionais para abdômen

Vamos passar uma prévia de exercícios que podem ser praticados em casa e que precisam de poucos acessórios.

Alguns exercícios funcionais para abdômen

Os exercícios no treinamento funcional trabalham mais que um grupo muscular e por isso os seus resultados são mais visíveis do que alguns métodos convencionais. Os treinos direcionados a tonificar e fortalecer o abdômen oferecem muito mais que isso pois muitos de seus exercícios ajudam também a fortalecer coluna e pernas, são os mais variados exercícios para essa região, alguns deles são:

  • Prancha frontal: esse exercício é feito em quatro apoios, deita-se de barriga para baixo, apoie o tronco nos antebraços e as pernas nas pontas do pé eleve um pouco o corpo até que fique com a coluna ereta e permaneça nessa posição com o abdômen contraído por alguns segundos.
  • Isométrico: esse exercício é executado com ajuda de uma bola, deitada no chão e com as pernas elevada para o alto é preciso passar a bola de uma mão para a outra sem mexer o tronco.
  • Abdominal simples: para fazer esse exercício é preciso deitar-se com a barriga para cima e com as mãos na nuca e pernas flexionadas, elevar o tronco lentamente, fazendo esse movimento repetidamente.
  • Abdominal obliquo unilateral; deitada irá apoiar o tronco no antebraço o outro braço vai na nuca, as pernas um pouco elevadas e ira puxa-las ao encontro do tronco repetidamente, o corpo fica quase de lado para executar esse exercício.

Alguns acessórios para treino funcional

A pratica de exercícios funcionais vem ganhando cada vez mais espaço e podem trazer benefícios para os seus praticantes, pois muitos de seus exercícios ajudam na coordenação motora além da manutenção da boa forma.

Exercícios funcionais para abdômen

O treino funcional pode ser feito de diferentes maneiras sendo em ambientes fechados ou ao ar livre, esses treinos podem ser adequados para a necessidade da pessoa. Também tem a opção de usar equipamentos e acessórios para executar seus variados exercícios, alguns desses acessórios são:

  • Halteres
  • Step
  • Elásticos
  • Cordas
  • Cones
  • Bolas
  • Anilhas
  • Barras

Veja mais matérias relacionadas a treinamento funcional no blog.

Gostou? Então compartilha essa dica.

Queremos fazer do seu corpo o melhor instrumento do dia a dia. Vem conhecer nosso Studio e conversar mais sobre Treinamento Funcional e Pilates.