Com a chegada de um bebê à família, a vida da mulher muda bastante. Isso significa que a mãe terá que se desdobrar para realizar diversas tarefas em um curto período de tempo. Nesta fase, a mãe não irá dispor de tempo livre para se exercitar, dificultando que ela se mantenha (ou recupere) a sua forma.

O que muitas mamães não sabem é que é possível aliar a rotina atribulada à prática de exercícios, com a participação do bebê.

Existe uma série de exercícios funcionais que podem ser praticados com a participação da criança. Para poder realizar esses exercícios, o bebê deve ter pelo menos seis meses e a mãe não deve estar com as mamas cheias de leite, além de que a prática é no máximo de três vezes na semana.

A mãe deve escolher um horário em que o bebê está acordado, sempre respeitando a disposição do mesmo. Com estas informações, damos sequência a lista de exercícios funcionais para se fazer com os bebês. Confira!

  1. Trabalhando ombros e braços: De pé, segure o bebê (de frente para você) pelas suas axilas. Com as duas mãos, mantenha os cotovelos grudados na lateral do seu corpo. As pernas devem estar abertas e posicionadas na largura do quadril. Feito isso, desdobre os braços para cima, subindo o bebê de modo que ele fique acima da sua cabeça. Depois, volte à sua posição inicial.

Realize duas séries de 12 repetições.

  1. Trabalhando o abdome: Em um colchonete, coloque o bebê sentado ou deitado. Em outro colchonete ao lado deste, deite-se com a barriga para cima. Posicione a sua mão esquerda atrás da cabeça e desdobre a direita. Apoie seu pé esquerdo no chão. Para realizar o abdominal, você deverá flexionar a perna desdobrada e subir o tronco, de forma que o cotovelo vá rumo ao joelho. Retome a posição inicial e repita a atividade mudando as pernas e braços. São duas séries com 12 repetições de cada lado.
  2. Trabalhando o abdome (2): Deitada com a barriga para cima e com as pernas flexionadas e erguidas, forme um ângulo de 90°. Posicione o bebê sobre as suas pernas, com a barriga para baixo e segure-os pelas mãos.

Movimente suas as pernas para frente e para trás, em um curto movimento. É importante que você deixe suas pernas bem firmes, para que assim a criança não balance muito e fique enjoada.

O exercício conta com duas séries de 12 repetições.

  1. Trabalhando os glúteos: Ponha o bebê no colchonete, e depois se deite de frente para ele. Apoie a sua cabeça no bíceps, curvando o joelho que está em cima rumo ao abdome, e volte à posição original. No final da série, você deve se deitar na outra ponta do colchonete, para não precisa mudar a criança de posição e continuar de frente para ela. Repita toda a movimentação.

Realize duas séries de 12 repetições para cada lado.