Exercícios Funcionais X Exercícios Aeróbicos

Na hora de escolher uma atividade física da qual praticar, diversas pessoas podem ficar confusas no que fazer. Muitas das vezes podem escolher aquela que lhe faz perder mais calorias por aula ou a que deixa o corpo mais musculoso. Porém, mesmo colocando metas é importante saber mais a fundo sobre as atividades, principalmente quando elas se parecem em suas práticas e benefícios.

O treinamento funcional e os exercícios aeróbicos são bem similares quanto a sua prática em relação ao corpo. Geralmente requerem poucos aparelhos, ou nenhum, utilizando mais o próprio corpo do praticante como desafio. Apesar disso, possuem suas diferenças em intensidade, em ideologia e benefícios.

904

Diferenças da Funcional para Aeróbica

Os exercícios aeróbicos detêm um efeito grande sobre a queima de calorias. Suas atividades têm intensidade mais baixa que a da funcional, que trabalha justamente com foco no intensivo. Apesar de frequência mais baixa possuem maior duração, que acarreta na maior perda de gordura.

O treinamento funcional não fica muito atrás na diminuição de gordura, porém tem desempenho maior na tonificação dos músculos. Fortalece-os e traz mais flexibilidade ao corpo. Uma hipertrofia muito mais eficaz do que a aeróbica pode proporcionar.

Devido ao seu método de trabalhar a respiração durante um período longo de tempo, os exercícios aeróbicos têm maior fortalecimento nos músculos que auxiliam o sistema respiratória. Já a funcional trabalha mais partes do corpo ao mesmo tempo, sendo esse seu principal foco. Torna os treinos mais diferenciados e menos monótonos.

treinamento-funcional-para-emagrecer-e-tonificar-4

A escolha

Somos suspeitos para falar, mas a escolha entre o treinamento funcional e os exercícios aeróbicos vai depender das metas que você vai traçar para seu corpo. O melhor método só irá depender do que busca para si e para que finalidades deseja. A manutenção de atividades físicas pode ser feita apenas por exercícios aeróbicos, que requerem muito menos na prática e no custo. Mas se o objetivo vai mais além, na visão de um corpo mais atlético, os exercícios funcionais podem servir melhor. Sempre existe a possibilidade de unir as duas práticas aliando os benefícios das duas e tornando a vida muito mais ativa.

Na busca pelo corpo pronto pro Verão, vale investir em treinos funcionais, que não só definem como também trazem condicionamento físico.

 

Agora esperamos você aqui na Action 360° 

Veja também: Aluno emagrece 20 kg