A prática de exercícios físicos é uma ótima escolha para a pessoa que quer perder gorduras, queimar calorias e se manter em forma. Além desses benefícios, existem outros que são ainda mais positivos para a saúde, como a diminuição dos riscos de obter alguma doença cardíaca, fortalecimento dos ossos, combater as mudanças drásticas de humor e também o nervosismo e a insônia, que são coisas que acontecem de forma normal quando a mulher está passando pela fase da menopausa.

Os exercícios físicos ajudam a mulher que está na menopausa a ter o seu humor melhorado, pois eles fazem com que o organismo libere endorfinas na corrente sanguínea, e são elas as responsáveis por promover o bem-estar físico e emocional da mulher, contribuindo para que ela se sinta mais confortável e confiante.

É importante a mulher que está na menopausa praticar atividades físicas, e o objetivo deste texto é mostrar a elas alguns exercícios que são extremamente eficazes.

Para que ela possa receber todos os benefícios que os exercícios físicos proporcionam, é preciso ter uma rotina de atividades, nem que seja pelo menos de duas vezes por semana, com uma hora de duração ou então, diariamente, fazendo pelo menos trinta minutos de exercícios.

Essas atividades devem manter uma intensidade a ponto de serem capaz de aumentar os batimentos cardíacos.

Abaixo, seguem alguns exercícios que são excelentes para as mulheres que estão na menopausa:

1 – Caminhada

Você pode realizar a caminhada em qualquer lugar, seja perto da sua casa, numa esteira na academia ou na beira da praia. Ela é capaz de estimular a reposição óssea, preservando a elasticidade das artérias e queimando calorias, o que contribui para a manutenção do peso ideal.

2 – Hidroginástica

As aulas de hidroginásticas se mostram excelentes para as mulheres que estão na menopausa, porque ela é um exercício que trabalha todo o corpo não causando nenhuma lesão nas articulações. Além desse benefício, a mulher não ficará reclamando do suor, pois estará dentro da piscina, se refrescando.

3 – Pilates

Os exercícios de Pilates, quando feitos com o auxílio de um colchão, e perfeito para aumentar a flexibilidade e elasticidade do corpo, mantendo os músculos rígidos. As suas aulas são bem tranquilas e elas não causam tanta transpiração. E ainda ajudam a melhorar a força dos músculos da pélvis, combatendo e prevenindo a incontinência urinária, o que melhora a libido e  contato íntimo.

4 – Musculação

A musculação, se já é considerada um excelente exercício para qualquer idade, imagina para quem está na menopausa? Isso porque ela é capaz de manter os músculos e ossos fortalecidos, que acabam ficando mais frágeis e quebradiços, com o passar do tempo. Os exercícios podem ser feitos de forma lenta, para que as ondas de calor sentidas nesse período possam ser amenizadas.

Os exercícios quando praticados de forma regular são importantíssimos, pois mantêm a pressão arterial controlada. Estando sob controle a pressão, o risco de doenças cardíacas é menor e, com isso, são baixas também as chances de sofrer um infarto.