O tênis é um acessório que está altamente ligado a tendência e a moda. Ainda assim, na hora de escolher o calçado para correr ou praticar qualquer outra atividade física, é importante seguir algumas regras para que os pés não sofram posteriormente. Visando facilitar esta procura, os fabricantes têm se preocupado cada vez mais em desenvolver seus produtos com características específicas para cada exercício, buscando aliar a tecnologia a beleza.

Boa parte dos corredores vêem nos tênis um acessório que irá livrá-los de lesões. Ainda que seja verdade, é fundamental escolher o par ideal para a corrida. Tendo esta informação, duas características são levadas em consideração: O amortecimento do tênis e o tipo de pisada.

Todavia, os cientistas que realizam estudos e pesquisas sobre corrida dizem o contrário. Em relação ao tipo de pisada do atleta, as evidências afirmam que o tênis não previne lesões. Além disso, algumas pesquisas feitas por estes especialistas mostram que um tênis desenvolvido para melhorar a pisada supinada ou pronada não é superior a um calçado neutro.

É importante ressaltar que embora precisamos de um calçado ideal para os nossos pés, não são eles que devem se acostumar com o tênis, e sim, ao contrário. Afinal, nós nascemos descalços e ao usar um tênis inapropriado, nós não estamos protegendo os nossos pés e sim os agredindo.

Tênis ideal para corrida: Caros, leves e arejados

Quando a atividade em questão é a corrida ou caminhada, precisamos levar em consideração alguns elementos que irão determinar a compra do calçado certo. Modelos de tênis na faixa de RS300 a R$1.500 são modelos mais apropriados, pois geralmente já são desenvolvidos com características básicas e uma tecnologia especial para a atividade de corrida.

Não economize no seu par de tênis para a prática de corrida. Eles normalmente são mais caros, mas para quem está procurando correr em um nível quase profissional, com boa flexibilidade, atração e aderência ao solo, vale a pena investir nesses produtos.

Além deste fator primordial, devemos levar em consideração também o conforto e na sequência o tipo de apoio (neutro, supinado e pronado).

O atleta também deve ficar atento quanto a flexibilidade do tênis e a sua relação com o peso. Você já reparou que existem modelos de tênis super pesados? Se você tem um deste na sua casa jamais use para correr.

Para a prática de esportes nós devemos ter a sensação de que estamos descalços. Sendo assim, os tênis devem ser bem leves, pois eles irão determinar o desempenho na corrida (ou qualquer outra atividade).

Os tênis para corrida também deve conter ventilação. Do contrário, a umidade dos pés favorece a proliferação de fungos.

Nada de tênis velho!

É isso mesmo. E se você pratica exercícios físicos com regularidade, é recomendado que você possua pelo menos três tênis de condições diferentes: Um novo, um com meia-vida e um terceiro um pouco mais velho (mas não velho). Com estes três pares você vai fazendo um rodízio entre eles.

Uma dica importante está em relação ao tempo de aquisição de tênis. Atletas e corredores devem comprar pelo menos dois modelos de tênis por ano, sendo que a troca do calçado deve ocorrer entre quatro a seis meses.