Existem algumas formas de controlar a diabetes. Para aqueles que desenvolvem a doença, é um transtorno ter que se controlar, se restringir a certos alimentos.

Algumas informações podem ser válidas e ajudam a manter o controle da diabetes.

A primeira informação é saber que você tem que manter os seus valores glicêmicos entre 130 mg/dl e 110 mg/dl em jejum e entre 200 mg/dl e 140 mg/dl após as refeições.

Deixar anotadas as informações dos açúcares dos alimentos que acabou de ingerir é um meio de controlar o nível de glicose no sangue.

Sempre que for comer uma fruta, não comê-la sozinha. Se possível, comer com um iogurte.

Não fique mais do que três horas sem ingerir algum alimento.

Procure sempre caminhar após as refeições.

Vá ao nutricionista. Uma boa dieta manterá os níveis de glicose controlados.

Não ingira álcool nem fumar cigarros. Esses vícios devem ser cortados rigorosamente.

Não coma comida salgada ou gordurosa.

Coma bastantes legumes e verduras. Além de saudáveis, são importantes no controle da glicose. Procure sempre os que estiverem a aparência viva.

Pratique exercícios físicos. Escolha o que mais lhe agrada. Comece de forma leve, vá ganhando ritmo e aumentado aos poucos. Não se precipite.

Alimentos que auxiliam no controle do Diabetes

A natureza ajuda e oferece importantes aliados no combate à doença. Estes alimentos são facilmente encontrados e devem fazer parte da dieta de uma pessoa diabética.

Entre esses alimentos, encontramos:

Abacate – é rico em gorduras que são boas para a saúde. Diminui a dependência da insulina e previne doenças cardiovasculares.

Amêndoas – ricas em gorduras boas, possuem grandes quantidades de magnésio. O magnésio é eliminado junto da urina por pacientes diabéticos. Por isso é importante repor esse nutriente.

Aveia – é rica em fibras, indicada para quem tem a diabetes tipo 2. Ajuda a diminuir a absorção da glicose e controla o colesterol que é absorvido pelo organismo.

Azeite de oliva – fonte de antioxidantes. Combate o colesterol ruim presente no sangue.

Chá verde – possui polifenol e antioxidante, que ajudam a regular o nível de glicose no organismo e controlam o diabetes.

Couve – é rico em diversos nutrientes. Diminuem o colesterol ruim no organismo e a absorção de gordura.

Iogurte light – são fontes de cálcio. Ajuda na manutenção de ossos e dentes, além de terem lactobacilos, que melhoram e conservam a imunidade do organismo.

Leguminosas – são ricas em fibras. Ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose pelo organismo. Ervilha, feijão, grão de bico e lentilha são os mais indicados.

Peixes – os que vivem nas águas mais profundas e geladas, como o atum e o salmão são ótimos para a saúde, pois são ricos em ômega 3. Eles diminuem a concentração de glicose no sangue.

 

Estas são algumas dicas e alguns alimentos encontrados na natureza para que os pacientes com diabetes possam conviver de forma saudável e normal no dia a dia.

Infelizmente, a diabetes é uma doença que não tem cura, apenas pode ser controlada. Mas isso não impede do diabético de levar uma vida normal. Claro, deverá ter os seus cuidados com a alimentação, restringir a certos tipos de comida, mas nada impossível de se realizar.

Os alimentos ajudarão, mas manter uma rotina de exercícios físicos e ir com frequência ao médico é o melhor caminho para controlar essa doença e poder viver de forma saudável.