Se você está lendo este artigo, é porque você não é um amante dos exercícios físicos, não é mesmo? Além de faz bem para a nossa estética, as atividades físicas são fundamentais para a nossa saúde e qualidade de vida.

Qualquer pessoa pode fazer exercícios, e se possui pouco tempo na sua agenda e não pode frequentar a academia, não tem problema, pois os treinos funcionais podem ser feitos dentro de sua própria casa.

Neste artigo, nós elaboramos um pequeno guia para pessoas iniciantes em treinos funcionais. Nos primeiros dias, por conta da inexperiência, você sentirá umas dores, mas não desanime. Quando você se adaptar aos exercícios, você verá os quão benéficos e divertidos eles são. Confira só nossas dicas:

 

Adapte-se aos exercícios físicos

A primeira dica para quem está iniciando o treino funcional agora é: Vá com calma. Não vá com sede ao pote, fazendo exercícios intensos, buscando por um resultado rápido. Seu corpo não está acostumado e deve se adaptar às mudanças e aos exercícios.

Sendo assim, recomenda-se fazer uma série de exercícios funcionais por no máximo duas vezes por semana, em um período de 10 a 25 minutos. Comece com exercícios que sejam adequados ao seu nível de condicionamento físico, como agachamentos e polichinelos.

Se você preferir e tiver mais condições físicas, há a possibilidade de fazer os exercícios de duas a três vezes semanais, por um período de meia hora.

Faça uso de acessórios para auxiliar os exercícios

Os treinos funcionais possuem diversos movimentos. Muitos deles não fazem uso de acessórios ou objetos de apoio como a cadeira, mas é muito interessante fazer uso de alguns adereços. Deste modo, você irá trabalhar melhor os membros e músculos.

duas pessoas fazendo exercicio funcional

Não sabe o que usar? Veja a seguir alguns dos acessórios que são bastante utilizados nos treinos funcionais:

– Bolas;

– Bolas de ferro com alça;

– Bosu;

– Cordas;

– Cones;

– Elásticos;

– Medicine Ball;

– Pesos;

– Pneus;

Mas, se você optou por fazer os exercícios em casa e não tem nenhum destes acessórios para usar, não desanime. A dica é substituir estes objetos por outros que usamos em nosso cotidiano. Um exemplo são trouxinhas de roupas ou livros. Você pode usá-los no exercício de agachamento, onde você se agacha e os pega.

Você também pode colocar outros objetos no chão para fazer a corrida de obstáculos ou ziguezague.

Os benefícios proporcionados pelos funcionais

Além de acelerarem o metabolismo, os funcionais são muito benéficos na nossa coordenação motora. Isso porque os movimentos presentes nesta modalidade de atividade física são simulações de movimentos que realizamos naturalmente, no nosso dia-a-dia e trabalham todas as nossas capacidades motoras.

Lembre-se que os funcionais têm a capacidade de trabalhar mais de um grupo muscular em um único exercício. E, depois que se pega a prática, a série de atividades se torna muito divertida.

Sabe no que mais os funcionais atuam? Na nossa mente, especialmente na concentração. Ou seja, os benefícios de todo o treinamento não se limitam ao nosso interior e exterior.