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Preparador físico de Gabriel Medina aposta no treinamento funcional
16 de maio de 2017 | Postado por Action 360 Treinamento Funcional e Pilates | Categoria: Dicas, Funcional, Qualidade de Vida, Treino

Preparador físico de Gabriel Medina aposta no treinamento funcional

Gabriel Medina entrou para o surfe aos 17 anos, em 2011. Três anos depois, no Havaí, o atleta se tornou campeão mundial, sendo o primeiro brasileiro a ganhar este título. Para manter as suas conquistas, Medina três, no mínimo, três horas diárias, incluindo o treinamento funcional.

 

Treinamento funcional e o corpo

O seu preparador físico, Allan Menache, é quem ajuda o atleta a trabalhar o centro do corpo com o treinamento funcional, com exercícios que modelam a cintura e definem o abdômen. Fortalecendo o centro, o core, consegue-se ter maior controle do corpo, boa postura, além de prevenir lesões.

 

Allan Menache está com Medina há 6 anos e diz que a rotina do atleta varia de acordo com o que o surfista irá enfrentar e com as suas necessidades. Com isso, o treinador  tenta deixá-lo mais motivado, além de levar mais desafios.

 

Preparador físico de Gabriel Medina aposta no treinamento funcional

 

A cada etapa

No começo dos treinos a força é priorizada, bem como o condicionamento do corpo, mas com foco no equilíbrio. São realizados exercícios com flexão de braço, agachamento, barra, remada e supino. Mas, sempre é alternada a velocidade, potência, resistência e coordenação.

 

Exercícios para dar equilíbrio e fortalecer o centro do corpo

Preparamos abaixo uma relação de exercícios que são realizados pelo surfista Gabriel Medina e que além de dar equilíbrio, também fortalecem o centro do corpo. Veja quais são, de que forma são praticados, bem como os seus objetivos e graus de dificuldade.

 

  • Burpee

Objetivo: desenvolver potência com agilidade

Dificuldade: pede muita resistência para manter a velocidade por um tempo

Exercício: De 10 a 20 repetições, com séries de 3 a 6

 

  • Clean com Halteres

Objetivo: desenvolver potência com movimentos de forma integrada e explosiva

Dificuldade: pede muita coordenação, além de velocidade e força

Exercício: De 4 a 10 repetições, com séries de 3 a 5

 

  • Deslocamento lateral em estabilização na escada de agilidade

Objetivo: desenvolver agilidade das mãos, mas praticado de forma rápida com foco no controle do centro do corpo

Dificuldade: exige muita força e resistência dos ombros

Exercício: De 2 a 3 idas e voltas, com séries de 2 a 4

 

  • Ponte Dorsal com Pé na Bola

Objetivo: fortalecer musculaturas da parte posterior do centro do corpo

Dificuldade: exige muita força e estabilização lombar e dos glúteos

Exercício: De 20 a 30 repetições, com séries de 3 a 5

 

Flexão Lateral de tronco com pés no rolo

Objetivo: fortalecer musculaturas superficiais e profundas do centro do corpo, mas de forma integrada

Dificuldade: pede muita estabilização e força

Exercício: De 10 a 20 repetições, com séries de 3 a 5, para cada um dos lados.

 

Preparador físico de Gabriel Medina aposta no treinamento funcional

 

Action 360°

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