A incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra e, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, essa disfunção afeta a vida de mais de 10 milhões de pessoas no país, de todas as faixas etárias. No entanto, os idosos são os que mais sofrem; cerca de 30% das mulheres e 15% dos homens atualmente.

É nessa fase da vida na qual há um envelhecimento da bexiga, ocasionando um aumento da frequência urinária e diminuindo a capacidade elástica do órgão e do jato urinário. São vários os fatores que privilegiam a incontinência nos idosos como atrofia muscular, alterações do tecido conectivo, estiramento ou esforço excessivo e fatores hormonais.

A prática regular do pilates pode ser uma alternativa para prevenção e tratamento da incontinência urinária, disfunção que prejudica – e muito, a qualidade de vida dos idosos, gera restrição de atividades físicas, problemas de pele, isolamento social, insegurança e depressão.

Benefícios

pilates

O pilates consiste em uma série de exercícios de baixo impacto que trabalham o corpo de forma harmoniosa, sempre levando em conta as restrições e limites de cada aluno.

Durante a prática do Pilates trabalha-se a ativação do Powerhouse (assim denominado por Joseph Pilates, fundador do método), ou seja, de um grupo de músculos que, acionados, promoverão fortalecimento da região abdominal, do diafragma e assoalho pélvico, áreas mais afetadas pela incontinência urinária.

A ativação constante dessas musculaturas proporcionará ao aluno a tonificação do períneo, que é a base de sustentação da bexiga. Com músculos mais fortes, o aluno apresenta maior controle da urina e menores são as chances de vir a ter a incontinência urinária.

Todos os exercícios devem ser orientados por um instrutor de pilates capacitado, que vai tratar adequadamente esta disfunção para, assim, melhorar a qualidade de vida de seu aluno.

Conheça nossa página no Facebook!