A prática de exercícios físicos, uma rotina de treinamento e uma alimentação balanceada e saudável são o ponto chave para conquistar o corpo desejado (seja perder peso ou ganhar massa muscular). Mas afinal, dá pra ganhar massa muscular fazendo treinamento funcional?

É o que pessoas que desejam iniciar uma rotina em academia a fim de ganhar massa muscular querem saber. Na realidade, esta pergunta possui uma resposta mais simples do que você imagina.

Sim, é possível ganhar massa muscular com treinamento funcional, desde que você siga todo um programa especialmente elaborado para esta finalidade. O principal fator que leva ao ganho de massa muscular são os exercícios com carga, onde o nosso corpo necessita vencer resistências progressivas, conforme ele vai se adaptando ao estímulo da atividade.

No treinamento funcional, o objetivo pode ser conquistado com o uso de fitas de suspensão, elásticos, bolas, cordas, cones, hastes, discos, dentre outros acessórios. Exercícios isométricos também é uma opção.

Mas, primeiramente, é preciso entender o que é o treinamento funcional.

[rock-convert-pdf id=”636″]

O que é treinamento funcional

O treinamento funcional é uma modalidade de exercício que tem como base os movimentos naturais do ser humano. Gestos como correr, pular, empurrar, agachar e girar.

Parece simples? A pessoa que pratica treinamento funcional conquista força, equilíbrio, condicionamento, resistência, flexibilidade e agilidade. Como?

 

É possível ganhar massa muscular com treinamento funcional?

 

O treinamento funcional tira o praticante dos movimentos automáticos e eixos isolados ou definidos, assim como acontece na musculação. Exatamente por este motivo que é possível ganhar massa muscular com treinamento funcional, pois ele nada mais é do que uma alternativa dos tradicionais exercícios de academia.

 

Acessórios utilizados no treinamento funcional

Para trabalhar a região muscular e ganhar massa, é necessário fazer uso de acessórios como cordas, elásticos, cones, fitas de suspensão, discos, bolas e hastes. Este procedimento auxilia:

– Na prevenção de lesões, além de trazer melhorias para o sistema cardiovascular;

– Reduz a porcentagem de massa gorda do corpo;

– O ganho de massa muscular;

– O emagrecimento.

Além disso, o treinamento funcional possibilita que ele seja combinado com outras modalidades de exercícios, tais como o treino aeróbico de equilíbrio, criando assim, uma série de variabilidades, deixando o organismo mais inteligente e menos acomodado.

 

Periodicidade do treinamento funcional

Outra questão bastante importante é a periodicidade na qual os exercícios do treinamento funcional devem ser realizados. A recomendação é de praticar o treinamento entre três a cinco dias por semana, com duração de 50 minutos a 1 hora de cada treino.

Outra vantagem oferecida pela modalidade é que ela pode ser feita tanto nas academias quanto em casa. No entanto, se a finalidade é adquirir massa muscular, o ambiente mais adequado é a academia, pois lá, você terá acesso a todos os acessórios necessários.

Além disso, se você for um iniciante, é de extrema importância que você faça seu treinamento com a supervisão de um profissional, que poderá auxiliá-lo e fazer recomendações de melhorias.

Curtiu?

Comece, ainda essa semana, a praticar exercícios funcionais.

Vem para Action! Acesse nossas redes sociais!