Existem momentos na vida que você simplesmente tem que viver. Não importa como, quando, com quem, você simplesmente vai lá e faz. E um desses momentos é uma trilha.

A experiência de estar em contato direto com a natureza, respirando o ar puro que tem andado em falta nas grandes cidades, o contato com os animais, tudo isso faz com que você renove suas energias, dê uma revigorada e estimule o seu corpo a começar a praticar atividades físicas.

Em São Paulo existem diversos lugares que te possibilitam curtir uma trilha. São 40, para ser exato, localizadas em 19 Unidades de Conservação. Essas trilhas são divididas em três categorias, de acordo com o seu nível de dificuldade, para que elas possam atender a todas as pessoas, permitindo que elas tenham acesso às áreas preservadas, aos caminhos históricos, ambientes marinhos com corredeiras, cachoeiras e praias.

Independente da idade que você tiver, a trilha é uma caminhada que você poderá executá-la. Você pode fazer a trilha sozinho, ou se preferir, pode colocar a família toda para praticar exercício. Compartilhar a beleza da natureza tem que fazer parte do seu programa.

Encontradas em 23 cidades diferentes, as trilhas possuem todos os atrativos que você precisa para fazê-las. Este texto tem o objetivo de te apresentar as melhores trilhas, para que você as contemple na sua magnitude.

Observe as trilhas abaixo e bom proveito!

Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga no Jardim Botânico

Instalada num local histórico de preservação, a trilha do Nascente se diferencia das outras por estar um nível acima do solo. Isso é agradabilíssimo ao solo, pois ele não fica marcado com as pisadas das pessoas, mantendo intacta a sua vegetação rasteira, que se regenera e germina de forma mais fácil.

A trilha possui três pontos de observação, onde as pessoas apreciam a vista e, num deles, é possível ver a nascente do Rio Ipiranga.

Na trilha, é possível encontrar a preservação de algumas árvores de Palmito Jussara.

Trilha das Cachoeiras no PESM – Núcleo Cunha

A trilha das Cachoeiras oferece ao visitante o contato direto com a natureza, com a Mata Atlântica totalmente preservada e as belas cachoeiras dos rios Paraíbuna e Ipiranguinha.

No total, são 14,4 quilômetros percorridos (ida e volta). Uma parte desse trajeto pode ser feito de carro.

A pé, você leva seis horas para terminá-lo e, dessa forma, você consegue contemplar pegadas de animais, como os gatos-do-mato e onças-pardas. Algumas aves também são facilmente avistadas. Você consegue parar e se refrescar em poços de águas cristalinas.

Trila do Baepi no Parque Estadual Ilhabela

Ilhabela não tem somente belas praias. E uma das melhores formas de fazer essa descoberta é pela Trila do Baepi, que possui 7,4 quilômetros de caminhada, contando a ida e a volta, onde o seu ponto de chegada até a 1.048 metros de altitude, o que irá te proporcionar uma visão panorâmica de todo o arquipélago e toda a Mata Atlântica da região.

São seis horas de muitas subidas, o que exige um bom preparo físico, fazendo com que não seja tão fácil terminar o percurso, mas o final é totalmente compensatório.