O consumo de carboidratos é recomendado principalmente para quem realiza treinos de alta intensidade. Mas isso não quer dizer que eles podem ser consumidos indistintamente ou em excesso, pois podem trazer alguns problemas à saúde. Por esse motivo, vamos listar alguns motivos para que eles sejam consumidos em menor quantidade.

Por que deve-se comer menos carboidratos?

Motivos para você comer menos carboidratos

A ideia de reduzir o consumo de carboidratos é comum em quem deseja fazer dieta para emagrecer. Mas as razões para essa recomendação vão muito além disso.

Aumento do rendimento e do nível de atividade

Sem o consumo dos carboidratos a gordura passa a produzir energia mais lentamente e por um período de tempo mais longo.

Redução do peso

Conseguir reduzir o consumo de carboidratos não é uma tarefa fácil já que ele está presente em vários alimentos. Por esse motivo eles são bem mais consumidos que as gorduras e proteínas, por exemplo. Exatamente por isso reduzir seu consumo ajuda é reduzir o peso. A ideia é trocar esses alimentos por aqueles que são ricos em outros nutrientes.

Controle da glicemia

Sabia que existe uma relação entre os carboidratos e a oscilação da glicemia? Os alimentos que possuem uma grande quantidade de carboidratos podem fornecer, mais rapidamente, o açúcar. É por esse motivo que se for avaliada a glicemia sanguínea após uma refeição com esse macronutriente ela fique aumentada.

Por esse motivo quem não conseguir controlar os níveis de glicemia deve consumir menos carboidratos. Isso pode fazer toda a diferença durante um tratamento de diabetes ou de resistência a insulina, por exemplo.

Excesso de carboidratos pode aumentar o ganho de peso

É óbvio que os carboidratos não são os únicos culpados pelo ganho de peso ou quadro de obesidade. Mas se ele for consumido em quantidades muito grandes pode ser um fator determinante para o surgimento dessas situações.

É por essa razão que quem não consegue perder peso deve consumir os carboidratos em quantidade reduzida. Isso pode ser um passo importante para o emagrecimento. Mas isso deve ser feito junto com a prática de exercícios físicos regulares além de uma alimentação equilibrada.

Aumento da saciedade

Tanto a digestão quanto a absorção dos carboidratos acontece de forma muito rápida. Um ótimo exemplo é o pão francês que em poucos minutos é absorvido e transformado em glicose. Entretanto, as fibras e proteínas demoram horas para serem digeridas.

É por esse motivo que ao reduzir a quantidade de carboidratos na refeição e aumentando a presença desses nutrientes a sensação de saciedade passa a durar por muito mais tempo. Isso pode fazer toda a diferença para quem está tentando perder peso, por exemplo.

Carboidratos de baixa qualidade são mais escolhidos e podem prejudicar a saúde

Os carboidratos de baixa qualidade são mais expostos e por esse motivo seu consumo é muito maior. Mas o problema é que eles podem causar prejuízos a saúde. O pão branco, massas que utilizam farinha de trigo branca e arroz branco ocupam o lugar de alimentos mais nutritivos e saudáveis feitos com produtos de origem integral.

Como os produtos integrais podem não ser encontrados facilmente ou terem um preço mais alto, uma forma de não se expor tanto a esses alimentos que possuem baixa qualidade nutricional é consumi-los em menor quantidade.