Se pesquisado na Internet, o treinamento funcional gera mais de 2 milhões de resultados, isso demonstra o quanto já ganhou de adeptos. Já a musculação, é velho conhecido de quem pratica atividade física e conta com seguidores que não a trocam por nada.

 

Para sanar todas as suas perguntas sobre qual prática escolher, seja a musculação ou o treinamento funcional, preparamos este artigo com informações e detalhes importantes para lhe ajudar a tirar essa sua dúvida cruel. Leia abaixo as diferenças entre as modalidades:

 

Treinamento Funcional

 

A base do treinamento funcional são movimentos naturais do corpo como empurrar, agachar, girar, correr e até pular. Quem pratica consegue adquirir flexibilidade, condicionamento físico, força, equilíbrio e até agilidade e resistência. Quem está cansados dos exercícios tradicionais da academia, o treinamento funcional é indicado já que não realiza movimentos mecânicos ou em eixos isolados ou definidos. O treinamento funcional se utiliza de acessórios como bolas, cones, discos, cordas, hastes e até elásticos. Esta prática ajuda na prevenção de lesões, além de melhorar o sistema cardiovascular e reduzir a gordura, definindo a musculatura e agindo no emagrecimento.

 

Musculação

 

Se você procura aumentar a massa muscular ou atingir resultados na área da estética, em pouco tempo, a musculação é indicada. Ela é eficiente para a hipertrofia e consegue trabalhar grupos musculares de forma isolada e mais específica.

A musculação faz um impacto direto sobre atividades do dia a dia que pedem capacidade muscular para serem feitas. Um treino de duas a cinco vezes na semana traz vantagens como aumento da massa magra, condicionamento físico e até a diminuição da gordura, se combinada com dieta.

 

Comparativa da Musculação x Treinamento Funcional

 

MUSCULAÇÃO

  • Indicado para ganho de força.
  • Indicado para hipertrofia muscular.
  • A prática da musculação pode ser realizada de 2 a 5 vezes por semana, com exercícios na quantidade de 8 a 10, sendo séries de 1 a 4 e repetições de 3 a 20, em cada movimento.
  • Uma de suas vantagens é que esse tipo de exercício dá a possibilidade de fazer a isolação de grupos musculares.
  • A preocupação da musculação é que ela pode gerar desequilíbrio estéticos e até lesões.

 

TREINAMENTO FUNCIONAL

  • Indicado para ganho de equilíbrio.
  • Indicado para ganho de condicionamento físico.
  • Indicado para ganho de agilidade.
  • Indicado para ganho de força.
  • A prática do treinamento funcional pode ser realizado de 3 a 5 vezes por semana, com treinos de duração de 50 minutos a 1 hora.
  • Uma das vantagens desta modalidade é a variação de ambientes em que ele pode acontecer, bem como de suas séries, trabalhando o corpo todo.
  • Quanto ao treinamento funcional ainda há dúvidas sobre a hipertrofia muscular.

 

Musculação X Treinamento funcional - Como escolher?

Action 360°

Se ao final deste artigo, você percebeu que o Treinamento Funcional lhe trará mais benefícios, é chegada a hora de escolher onde praticar. Na Action 360°, você conta com 11 unidades espalhadas na cidade de São Paulo, localizadas em pontos estratégicos, e que lhe traz a modalidade de Treinamento Funcional tanto em solo, quanto em equipamentos. Para saber como a Action 360° pode lhe ajudar, acesse o site https://www.action360.com.br e saiba mais informações.  

Queremos fazer do seu corpo o melhor instrumento do dia a dia. Vem conhecer nosso Studio e experimentar uma aula de Treinamento Funcional.

Deixe seu comentário.