Muita gente não sabe que os exercícios do pilates existem em diferentes níveis. Isso porque, quando você é um novato e ainda está iniciando a prática deste exercício físico, é necessário ir com calma, com movimentos que trabalham a flexibilidade, por exemplo.

Mas, você sabe quais são estas diferenças entre os níveis de exercícios do pilates? Se você não sabe como elas são classificadas e quais exercícios são feitos em cada etapa, continue lendo este post e veja como funciona cada uma delas.

Exercícios do pilates para iniciantes

A pessoa que está ingressando agora nos exercícios do pilates é designado, inicialmente, para treinar a sua flexibilidade, para que posteriormente, quando estiver mais avançado, poder mover-se com mais facilidade e nas mais diferentes posições.

Na etapa de exercícios para iniciantes, as atividades são bem simples, basicamente, se baseiam mais em treinamentos voltados ao relaxamento da mente. No treinamento para iniciantes, a bola do pilates já é necessária, neste caso para atingir o equilíbrio e a perfeição, durante as suas movimentações.

Quais as diferenças entre os níveis de exercícios de pilates?

Além do uso das bolas durante a etapa de exercícios para iniciantes, as almofadas de trabalho também têm uma grande relevância.

Boa parte das pessoas iniciantes da prática do pilates recebe treinamento sobre a atividade de cem, onde elas ampliam o fortalecimento dos músculos da região do tronco. Dentre os principais exercícios direcionados ao público iniciante estão o círculo de uma perna, estiramento da coluna e roll-ups.

Exercícios do pilates de nível intermediário

O segundo treinamento de exercícios do pilates é o de nível intermediário, e serve como uma espécie de ponte entre os exercícios de nível iniciante para o de nível avançado.

Nesta fase, é fundamental que antes que uma pessoa passe para os exercícios de nível avançado, elas permaneçam um bom tempo praticando as atividades intermediárias.

Os exercícios intermediários tem como finalidade o treinamento dos músculos, para que eles se tornem mais rígidos e fortes. Assim como a etapa de iniciantes, os exercícios do pilates intermediário costuma ser aguentados por boa parte dos seus praticantes, especialmente se as atividades em questão são executadas de forma regular.

Dentre os principais exercícios do pilates do nível intermediário estão a ponte de ombro, a região do pescoço, atividades onde há o auxílio de um ajudante e o trecho de mão dupla.

Aqueles que se saem bem nesta etapa de exercícios, conseguirá realizar as atividades do nível avançado sem complicações.

Exercícios do pilates nível avançado

A última etapa de exercícios do pilates. Este último nível deverá ser executado de forma rigorosa. Quando alguém possui dificuldades em realizar o treinamento de nível avançado, é porque ela não está tendo um aprendizado normal ou não está se empenhando. No geral, quem pratica o nível avançado não tem dificuldades em fazer os exercícios.

Também é preciso ter em mente que as atividades do nível avançado podem causar graves hematoma se o indivíduo não tiver finalizado o curso de formação.

Ou seja, antes de partir para o nível avançado, é essencial estar totalmente adaptado e realizando corretamente os exercícios do nível intermediário do pilates.

Podemos citar como principais exercícios do nível avançado do pilates: A natação, os push-ups, torção, parafuso de cortiça e atividades voltadas a região da coluna e quadril.