A Associação de Apoio à Criança com Câncer – AACC – iniciou a sua história no dia 11/04/1985, quando o casal José Marcus Rotta e Wanir Leão Cavalcanti Rotta, após terem vivido uma experiência numa casa de apoio em Seattle, nos Estados Unidos, quando o seu filho Thiago, estava realizando um tratamento em decorrência de leucemia.

O tempo passou e hoje diversas crianças estão sendo cuidadas e tratadas na AACC. Com isso, tendo como pensamento facilitar a reinclusão social da criança e do adolescente com câncer, desenvolvendo habilidades, repondo o conteúdo perdido na escola durante o período que ficou em tratamento, e até mesmo para ajudar na melhora da perspectiva de cura, a AACC inaugurou o Suporte Educacional, no ano de 1995, sendo conhecida como a Escola da Criança com Câncer em São Paulo.

O que faz a AACC?

A AACC é uma instituição de apoio às crianças e adolescentes que tenham câncer, de forma a oferecer todos os cuidados que eles necessitam. Ela oferece alojamento completo com 5 refeições diárias, transporte para os hospitais, suporte educacional, área de recreação, lazer, produtos para higiene pessoal, orientações quanto a possíveis benefícios, serviço social, orientação psicológica para os membros da família que estiverem mais abaladas, entre outros serviços.

Com isso, a AACC promove cursos, campanhas de saúde, palestras, congressos, diversos meios que visam a pesquisa e o estudo sobre o câncer.

A AACC possui as seguintes capacidades de atendimento:

Alojamento – com capacidade para 72 usuários por dia, todos recebendo alimentação e transporte aos hospitais, medicamentos, roupas, calçados, produtos de higiene pessoal e 5 refeições por dia;

Suporte Educacional – atendimento complementar de ensino aos envolvidos com tratamento da doença, ajudando a diminuir o impacto causado pela ausência do paciente;

Suporte a Funerais – são 3 jazigos e todo o suporte financeiro para esse serviço;

Apoio Social – promove a educação do paciente, buscando uma reflexão, tanto de quem está fazendo o tratamento, quanto para a família que o acompanha. Todos participam dos processos de tratamento ou cura;

Apoio Psicológico – oferece acolhimento aos pais e à criança ou adolescente que está em tratamento, desde as suas chegadas e durante o período que permanecer na instituição. Dessa forma, melhora a qualidade de vida, diminui a angústia que poderão ser causadas devido às possíveis mudanças físicas e psicológicas.

Lazer – são diversas atividades que favorecem o bem-estar dos atendidos, fazendo com que a qualidade de vida dos pacientes contribua na difícil luta contra a doença.

Como fazer para ajudar?

Se você deseja ajudar a AACC, existem diversas formas para isso. Como ela é uma organização social sem fins lucrativos, está sempre à procura de profissionais qualificados para fazerem parte da sua equipe, que tenham identificação com as causas sociais e acreditem na missão, na visão e nos valores da organização, onde poderá desenvolver o seu potencial e ajudar no seu crescimento.

Se você tem interesse em ser um profissional da AACC, basta encaminhar o seu currículo para o e-mail: currículo@aacc.org.br.

Além disso, você poderá ser também um voluntariado, ajudando na necessidade dos atendidos, dando apoio e sendo mais um a fortalecer o time AACC no combate ao câncer.

Para isso, basta clicar no link Seja um voluntariado AACC.

Com você, a AACC é mais forte!