Muitas pessoas são adeptas de frequentar academias e praticar as atividades pré-estabelecidas pelo instrutor, onde, o máximo que consegue é trocar por um outro exercício e ir aumentando a carga.

Para algumas pessoas, essa repetitividade causa certa estagnação, pois a monotonia de estar sempre desenvolvendo os mesmo exercícios pode ser perigoso, principalmente para as pessoas que já não são muito fãs de academia. Sim, perigoso porque, conforme for sendo repetitivo o exercício, a pessoa vai ficando cada vez mais desestimulada, o que pode fazer com que ela desista da atividade física.

Com isso, algumas modalidades de exercícios estão surgindo, justamente para que possam causar uma maior rotatividade deles, jogando para escanteio qualquer sinal de desânimo. Entre as modalidades que estão surgindo, uma que vem ganhando cada vez mais adeptos é o circuito funcional. Já ouviu falar? Se sim, tudo bem, esse texto irá reforçar o seu conhecimento. Se não, você saberá tudo sobre ele.

Circuito funcional

O circuito funcional é uma dessas novas modalidades de práticas de exercícios que fogem dos padrões de repetições de treinos impostos em algumas academias. Não à toa, essa atividade vem crescendo no país e no mundo.

O circuito funcional consegue combinar os movimentos que você costumar praticar no seu dia a dia, com outros movimentos que gerem maior resistência, coordenação motora e equilíbrio.

O circuito funcional trata-se de uma técnica de treinamento funcional que tem como base a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, girar, lançar, entre outros.

Ele envolve a integração de todo o corpo para gerar um gesto motor específico em diferentes movimentos realizados, podendo ser feitos em diversos lugares, com diferentes exercícios.

O seu trabalho alia atributos como força, equilíbrio, agilidade e capacidade cardiorrespiratória.

Como funciona o circuito funcional?

O circuito funcional tem como objetivo trabalhar com os principais grupos musculares, principalmente os que participam do equilíbrio corporal, como os multifídos, também chamados de paravertebrais, transverso do abdômen e oblíquos, diafragmas, períneo, glúteos e flexores de quadril.

Dessa forma, ele visa focar na mobilidade articular, na flexibilidade corporal, na resistência, na coordenação, na velocidade dos movimentos, na força e na estabilidade articular.

Essa modalidade é bem diferente das que são praticadas em academias, isso porque, lá, você treina os músculos de forma isolada e em dias alternados, já no circuito funcional, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta, ao mesmo tempo. É por isso que muitas pessoas chamam essa modalidade de treinamento global.

Muitas pessoas estão fazendo o circuito funcional porque perceberão que, através dele, estão conseguindo definir a musculatura e perder peso ao mesmo tempo. Este tipo de exercício utiliza, principalmente, halteres, barras, caneleiras, elásticos e cordas de suspensão.

Se você é uma pessoa que não tem muita vontade de ir à academia e fica com preguiça para repetir os mesmos exercícios diariamente, o circuito funcional pode ser a solução para esses seus problemas.

Ele é um exercício dinâmico, que pode ser ajustado de acordo com a dificuldade da pessoa, desde quem está começando, até aqueles que já estão mais acostumados com ele.