Está na dúvida sobre o que são exercícios funcionais? Os exercícios funcionais, ou treinamento funcional, são atividades físicas que visam trabalhar todo o corpo de uma só vez. Vem sendo uma alternativa para quem não quer mais praticar a musculação e seu diferencial é o fato de possuir movimentos menos repetitivos e não focalizados.

O treinamento funcional

A atividade funcional trabalha muito com a ação de força produzida do centro do corpo. Ou seja, o próprio peso do praticante serve como desafio para os movimentos. Poucos equipamentos são usados no treinamento funcional. Quando a dificuldade da atividade deve ser aumentada é que os equipamentos entram em cena.

giphy

Aqueles que já praticam outras atividades físicas tem facilidade de se adequar com o funcional. Seus movimentos são mais práticos e pouco repetitivos e chamam atenção de quem não gosta da musculação e de suas séries focalizadas. Fazer treinamento funcional ainda pode aumentar no rendimento de outros esportes, pois os músculos estarão mais fortalecidos e a respiração, amplamente trabalhada, será uma aliada.

Os treinos podem varias de acordo com o objetivo de quem irá fazer o funcional. Como a gama de possíveis praticantes é bem extensa, alguns professores podem priorizar a tonificação com treinos mais intensos, outros podem buscar apenas manter o corpo ativo e saudável. Escolher uma meta e o profissional certo, que se adeque ao seu perfil, conta muito para um melhor desempenho e maior continuidade no funcional.

Benefícios do exercício funcional

Além dos benefícios tradicionais de qualquer atividade física, o treinamento funcional traz maior flexibilidade ao corpo, coordenação, equilíbrio, melhor capacidade respiratória e postura mais ereta.

O gasto energético é elevado devido aos movimentos que atingem diversos músculos do corpo ao mesmo tempo. A perda de peso é garantida se acompanhada de uma dieta balanceada.

giphy-1

Os exercícios funcionais também tonificam a musculatura e alguns diriam que até com a mesma intensidade da musculação. Porém, tudo irá depender de qual será a frequência dos treinos e se o objetivo é realmente tonificar o corpo.

A prevenção de doenças cardiorrespiratórias também é algo que deve ser citado. Por trabalhar a respiração e manter o corpo ativo, doenças e até enfartes podem ser evitados.

Com o verão chegando, para atingir o corpo desejado, nada melhor do que o Treino Funcional. E aqui na Action 360° sua aula experimental é por nossa conta!