Quase todo mundo já sentiu dores nas costas. Seja corriqueira ou mais frequente, este sintoma está relacionado aos mais diversos problemas, podendo prejudicar atividades simples do nosso cotidiano, como lavar a louça, por exemplo.

Como acabamos de dizer: Boa parte da população já sofreu com esta complicação, e a outra parte possui tendência de desenvolvê-la posteriormente ao longo da vida. E, se você pensa que apenas pessoas mais velhas sofrem de cores nas costas, você se engana.

Os fatores que acarretam as dores nas costas são variados, sendo alguns deles: Decorrências musculares, idade avançada, má postura, movimentos repetitivos no trabalho ou na prática de algum esporte, sedentarismo, genética, inflamações etc.

O que muita gente não sabe é que a prática de atividades físicas pode reverter esta situação. É claro que, no caso de pessoas não habituadas a fazer atividades físicas, nos primeiros dias elas sentirão dores no corpo, mas isso é passageiro, até o organismo se acostumar com a nova rotina.

O pilates é uma das modalidades de atividades físicas favoritas do público feminino. Isso porque além de proporcionar relaxamento do corpo e da mente, ele também proporciona uma melhora dos movimentos, da disposição e trabalha a postura. Sendo assim, ele é um exercício muito benéfico para dores nas costas.

Quer saber mais sobre como o pilates ajuda com as dores nas costas? Basta continuar fazendo a leitura deste artigo.

Como o pilates pode ajudar com dores nas costas?

Benefícios do pilates no combate à dor nas costas

O pilates é uma atividade física que possui centenas de exercícios e movimentos diferentes. Todos eles possuem uma única finalidade: Fortalecer a musculatura do corpo.

Muitos destes movimentos são específicos para o fortalecimento da musculatura da região lombar, o que faz com que a coluna fique mais firme e sem desvios, dando um maior suporte a elas.

É válido ressaltar que no caso de pessoas que não têm o costume de praticar exercícios físicos, é recomendado antes de dar início à prática, realizar uma avaliação física, por um profissional especializado. Só assim haverá o conhecimento das suas necessidades e limitações, além de que assim o aluno receberá um programa de exercícios personalizado, para que assim ele seja beneficiado.

Veja a seguir alguns dos fatores que acarretam as dores nas costas e a contribuição do pilates para amenizá-las:

  1. Má postura: No caso de má postura, o pilates irá fortalecer a coluna, solucionando o problema de dor nas costas. O benefício da atividade física é que o aluno aprenderá a se policiar automaticamente, toda vez que perceber que está posicionado em uma má postura.
  2. Ausência de alongamento: Um erro que quase toda a população comete no seu dia-a-dia é não se alongar. Nosso corpo, infelizmente não foi feito, tampouco está preparado para ficar em uma mesma posição ou parado durante horas. O pilates por si só promove o alongamento, fortalecendo todo o corpo.
  3. Tensões: O que também gera muitas dores nas costas são as tensões cervicais (pescoço) e ombros. O que leva a estas tensões é o nosso emocional, além do uso excessivo de computadores. O pilates contribui para o relaxamento destas duas regiões, proporcionando um bem-estar.